03 de agosto de 2020 Atualizado 11:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Revista Pet

Pelos saudáveis e bem cuidados

O mercado voltado à beleza dos pets não para de lançar novidades

Por Isabella Holouka

07 jul 2020 às 07:44 • Última atualização 07 jul 2020 às 09:12

Pelagem hidratada, macia e cheirosa, presa com lacinhos. Glitter sobre os olhos e unhas coloridas ou apenas uma gravatinha. A rotina de embelezamento é realidade para muitos animais, especialmente os cães, acostumados com os procedimentos de banho e tosa no pet shop.

A rotina de embelezamento é realidade para muitos animais – Foto: Adobe Stock

Hoje há uma infinidade de linhas de produtos profissionais, semiprofissionais e básicos, voltados para a rotina de beleza dos animais e que podem ser utilizados tanto no pet shop quanto em casa.

“Temos produtos de hidratação profunda, xampus à base de vinho, de chocolate e produtos que fazem o desmaio de fios e deixam aquele pelo sedoso, bem leve”, exemplifica o médico veterinário Ricardo Storniolo Adegas, do AgroPet Mineiro.

De acordo com Ricardo, não faz mal sobrepor os cuidados, utilizando diferentes tipos de produtos, desde que haja o uso exclusivo daqueles que são específicos para a espécie.

Além disso, há uma grande variedade de laços, presilhas, gravatas e roupinhas, fixadas com amarrações, adesivos ou colas especiais para pelos ou pele dos animais.

Mas é importante se atentar para os gostos do animal, já que eles podem demonstrar irritação com alguns tipos de ‘mimos’.

“Tem animal que não gosta de lacinho na cabeça, por exemplo, fica irritado. Cada um vai dizer qual é o seu limite”, explica o especialista.

Orientação – Para aqueles que amam ter o mascote cheiroso por mais tempo, existem também deocolônias ou perfumes, com cheirinho que pode durar até 12 dias.

Há também a opção de pintar as unhas dos cães ou gatos e existem esmaltes específicos para os pets. Protetores de unhas acrescentam um toque ao visual, mas também servem de proteção para os animais que arranham.

“No momento de escolher o produto, é importante a pessoa ter a orientação de um profissional treinado, que vai entender o que o animal precisa e indicar todas as opções”, orienta João Lejne, da Pet’s Food Delivery.

“Indicamos produtos próprios para os pets. Temos, por exemplo, xampus de pitanga, açaí, com cheiro muito bom e muito hidratante”, acrescenta João.

De dentro para fora

Não são apenas xampus e cremes que garantem a beleza da bicharada. O que eles comem também tem papel importante.

“A nutrição é fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento de todos os seres vivos. Uma ração de boa qualidade nutricional também pode influenciar na pelagem do animal”, afirma Renata Bortoleto Andrade, auxiliar técnica em veterinária da Agro Juriti.

De acordo com ela, a escolha pela alimentação com produtos premium ou super premium, que têm as fórmulas altamente nutritivas, não só contribui para a saúde dos animais mas também tem reflexos na beleza dos pets.

O veterinário Leandro de Carvalho, da produtora Vita Classic Nutrição Animal, recomenda o oferecimento de alimentos ricos em Ômega 3 e 6, além da vitamina A.

“Nós fornecemos no alimento ômega 3 e 6, ácidos graxos que ajudam a manter a saúde e o brilho do pelo e da pele. A vitamina A, que precisa de um ácido graxo por ser lipossolúvel, ajuda e também é importante para a cicatrização da pele”, comenta.

Na hora do banho

Quem já tentou banhar o animalzinho em casa conhece a dificuldade que é concluir a tarefa. Também sabe que é praticamente impossível alcançar os mesmos efeitos de um banho e tosa, onde profissionais especializados realizam essa função.

Dentes são escovados, unhas são aparadas e orelhas são limpas, sempre no tempo do animal, evitando estress – Foto: Adobe Stock

A médica veterinária do Granpet Clube Pet Shop, Letícia Bordim, explica que além de ter conhecimento, prática e estrutura, o ideal é que o banho e tosa seja acompanhado de uma avaliação do animal, com cuidados importantes para a saúde.

Dentes são escovados, unhas são aparadas e orelhas são limpas, sempre no tempo do animal, evitando estresse. “O banho não é apenas estética, é saúde”, resume Letícia.

Segundo a esteticista Kalita Pina, do Mundo do Animal Agropet, os banhos semanais são suficientes para uma manutenção adequada da higiene da pele e pelos dos animais. “O importante é o uso de produtos de qualidade”, explica.

De acordo com ela, em alguns casos, com tratamentos prescritos, os banhos são realizados até duas vezes na semana. Já os gatos podem tomar banhos quinzenais, mensais ou a cada três meses.

“Com a pandemia de coronavírus, a higiene do pelo e das patas dos pets também se torna importantíssima”, lembra Kalita.

Mercado exige qualificação

Gatos podem tomar banhos quinzenais, mensais ou a cada três meses – Foto: Adobe Stock

O mercado voltado para o embelezamento dos animais se mostra cada vez mais exigente, até porque hoje em dia os cães e gatos são como membros da família.

As exigências passam também pela mão de obra que atende esse mercado. Jaime Josef, professor e diretor da Pet Academy, comenta que a qualificação profissional é fundamental para aqueles que desejam trabalhar nesta área.

“O banho e a tosa profissionais têm etapas e também envolvem a psicologia, principalmente se o cão está mais agitado, nervoso ou agressivo. É preciso ética, postura profissional, higiene e limpeza, carinho, respeito e, acima de tudo, amor”, finaliza.