28 de setembro de 2024 Atualizado 21:29

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Como proteger os animais domésticos durante as ondas de calor e o clima seco

Entenda como a alta temperatura e a baixa umidade podem afetar a saúde dos animais

Por Ana Carolina Leal

23 de setembro de 2024, às 08h53

Manter uma oferta constante de água fresca é fundamental para a saúde do pet - Foto: Adobe Stock

O calor extremo, a baixa umidade do ar, a falta de chuva e a poluição atmosférica têm sido uma constante nos últimos dias, e a previsão é de que essas condições persistam durante toda a semana.

Assim como os humanos nas áreas afetadas pela fumaça e calor, os animais de estimação também enfrentam desafios significativos em condições climáticas adversas.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo com Ana Elisa Arruda Rocha, médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba, que faz parte da Ânima Educação, os pets não têm a capacidade de regular a temperatura corporal da mesma forma que os humanos, que utilizam a transpiração para esse fim. Para os cães e gatos, a principal forma de se refrescar é através da respiração mais rápida. “Durante os dias quentes, é comum observarmos nossos pets ofegantes e com a boca aberta, tentando equilibrar sua temperatura interna”, explica a especialista.

Com as atuais condições climáticas, é fundamental que os tutores intensifiquem os cuidados para prevenir problemas como desidratação, hipertermia (aumento excessivo da temperatura corporal) e queimaduras solares.

Ana Elisa sugere algumas estratégias para minimizar os efeitos negativos do ar seco e poluído. O uso de umidificadores pode ser uma boa solução, assim como manter os pets em locais como o banheiro durante o banho, aproveitando o vapor para umidificar as vias aéreas.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

“Além disso, a lavagem nasal com solução fisiológica, similar ao procedimento feito com crianças, pode ser benéfica. Aplicar algumas gotas nas narinas dos pets várias vezes ao dia é uma prática simples e eficaz”, recomenda a veterinária.

Os cuidados básicos para manter os pets confortáveis e seguros em dias de calor intenso incluem evitar passeios durante as horas de sol mais forte e caminhar apenas em superfícies frescas, para prevenir queimaduras nos coxins (patas).

Manter uma oferta constante de água fresca é fundamental, e uma ideia refrescante é oferecer frutas congeladas, como morango e melancia, misturadas com água de coco, como um tipo de sorvete natural para pets.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Ana Elisa também sugere o uso de tapetes gelados, que ajudam a manter os pets frescos e confortáveis. Brincadeiras com água e garantir que eles tenham acesso a áreas sombreadas e bem ventiladas são igualmente importantes.

“Nunca mantenha os animais de estimação presos ou sem água fresca. Além disso, evite casinhas pequenas e expostas ao sol, pois podem se transformar em verdadeiros ‘fornos’”, alerta a especialista.

A médica veterinária destaca ainda que uma tosa excessiva pode ser prejudicial. “Embora a tosa possa ajudar, é importante lembrar que a pelagem dos pets atua como uma proteção natural contra os raios solares e ajuda na termorregulação. O ideal é realizar apenas as tosas necessárias para manter a higiene e a região abdominal”, conclui Ana Elisa.

Publicidade