19 de outubro de 2020 Atualizado 20:50

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Gastronomia

Veja como preparar duas receitas de quiche para diversificar o cardápio

Quiche é um prato que se transformou no decorrer das décadas, ganhando novos sabores

Por Danilo Reenlsober

12 Maio 2020 às 09:08 • Última atualização 12 Maio 2020 às 09:09

Caracterizada por ser um tipo de torta aberta, com recheio a base de creme de leite, ovos e bacon, a quiche é um prato que se transformou no decorrer das décadas, ganhando novos sabores.

O prato surgiu na região da Alsácia Lorena, que atualmente faz parte da França e faz fronteira com a Alemanha.

A região sofreu uma intensa disputa territorial e diversas vezes foi comandada por alemães. Por isso, a criação da quiche é relacionada aos alemães, mas é um prato típico da população francesa.

A popularização da quiche ao redor do mundo começou após a Segunda Guerra, primeiro ganhando apreciadores na Inglaterra, depois nos Estados Unidos e a partir daí conquistando fama mundial.

Hoje, é possível encontrar diversos tipos de quiche, como recheadas com alho-poró, legumes, rúcula e cogumelo, acrescentando sempre um queijo, como parmesão, Gruyére, camembert, roquefort ou brie.

A Quiche Lorraine é a versão mais tradicional do prato que nasceu entre os franceses, mas ganhou o mundo – Foto: Embaré/Divulgação

Quiche lorraine

Ingredientes
Massa
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga gelada
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 gema de ovo
50 ml de água

Recheio
300 g de bacon
1 cebola
150 g de queijo emmental ou gruyère
3 ovos
250 g de creme de leite
Sal, pimenta do reino e noz moscada

Modo de preparo
Misture a manteiga gelada com a farinha, sal e açúcar, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione a gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve à geladeira por 20 a 30 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio: pique o bacon em cubinhos. A cebola também. Rale o queijo em ralo grosso. Numa frigideira coloque o bacon para dourar em fogo médio. Assim que o bacon começar a dourar adicione a cebola. Vá mexendo bem até dourar. Retire o excesso de gordura com uma colher.

Pegue a massa na geladeira e abra com um rolo. Polvilhe um pouco de farinha para que não grude. Abra do tamanho da sua fôrma. Enforme a massa. Coloque por cima a mistura de bacon e cebola. Numa tigela quebre os ovos. Com um fouet ou garfo bata bem os ovos. Junte o creme de leite e bata mais. Tempere essa mistura com um pouco de sal, pimenta do reino e noz moscada. Despeje sobre a camada de bacon e cebola. Cubra tudo com o queijo ralado e leve ao forno a 220ºC por cerca de 40 minutos ou até que esteja tudo bem coradinho (massa e recheio).
Fonte: Moldando Afeto

Nesta versão, o recheio leva legumes e, claro, queijo, ingrediente que não pode faltar – Foto: noirchocolate_Adobe Stock

Quiche de queijo com legumes

Ingredientes

Massa
2 ½ xícaras de farinha de trigo
¾ xícara de margarina
1 gema
2 colheres (sopa) de leite
Sal a gosto


Recheio
½ xícara de brócolis picado
½ xícara de salsão
½ xícara de palmito em rodelas
½ cebola ralada
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de margarina
½ xícara de azeitonas pretas sem caroço picada
Sal a gosto


Creme
2 ovos
300 ml de creme de leite
50 g de queijo parmesão ralado
100 g de muçarela
Noz moscada e sal a gosto

Modo de preparo
Recheio Cozinhe os legumes com um pouco de sal até ficar al dente. Em uma panela, coloque a manteiga, o alho e a cebola e deixe dourar. Em seguida, coloque os legumes e refogue por dois minutos. Desligue o fogo, coloque o palmito picadinho e reserve.

Creme Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o parmesão ralado, e coloque por cima do recheio.

Massa Em uma tigela, coloque duas xícaras de farinha de trigo, sal, margarina, ovo e leite. Misture tudo delicadamente até formar uma massa lisa, acrescentando o restante da farinha aos poucos, até soltar dos dedos. Abra a massa com o rolo e coloque em uma forma com fundo removível.

Montagem Como a massa não precisa pré-assar, deixe descansando ou refrigere-a. Coloque o recheio e o creme e finalize polvilhando parmesão ralado por cima. Leve ao forno médio a 160 °C por 30 minutos. Espere amornar, desenforme, polvilhe a salsa a gosto e sirva.
Fonte: Finna

Publicidade