28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Beleza em casa

Dicas para cuidar da pele do rosto na quarentena

Dermatologista aponta cuidados básicos para manter a região hidratada e saudável

Por Isabella Holouka

07 de julho de 2020, às 08h05

Com mais tempo em casa devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muita gente passou a se incomodar mais com a estética do rosto.
Ao mesmo tempo, a quarentena pode dificultar as idas ao consultório dermatológico ou clínica de estética, que atualmente oferecem uma ampla gama de tratamentos com diferentes tecnologias para melhorar a pele, diminuir poros, tratar peles oleosas ou diminuir rugas.

Alguns cuidados rotineiros com a pele do rosto, ajudam a manter um aspecto saudável na quarentena – Foto: Freepik

Pensando nisso, a dermatologista Hellisse Bastos aponta dicas para cuidar da pele em casa na quarentena.

Hidratante
O hidratante é importante para manter a textura da pele sempre bonita, diminuindo rugas e o aspecto de ressecamento. Escolha um hidratante que seja de boa qualidade, dermatologicamente testado e adequado para o seu tipo de pele.

Maquiagem
O preenchimento com ácido hialurônico é como se fosse um jogo de sombra e luz, que realça e destaca partes do rosto. Hoje existem várias técnicas de maquiagem que dão o mesmo efeito, adicionando brilho e cor à pele. Com maquiagem é possível afinar um pouco o nariz jogando contornos nas laterais e iluminando a área central. O blush também que pode dar um aspecto mais rosado e saudável ao rosto.

Esfoliação
A esfoliação remove as células mortas de pele e promove a renovação. Deve ser feita a cada 15 dias para diminuir a oleosidade e retirar impurezas. Esfoliantes caseiros não são totalmente recomendados porque podem causar alergias e ressecamento, além de existir o risco dos ingredientes mancharem a pele quando expostos ao sol. Alguns ingredientes, como o sal grosso e o açúcar cristal, podem agredir a pele, pois as partículas esfoliantes são pontiagudas demais. Por isso, a maneira mais segura para esfoliar a pele é utilizar produtos específicos recomendados por dermatologistas, que podem ser encontrados em farmácias ou feitos por manipulação com prescrição.

Máscara clareadora
De uma maneira geral, quanto mais uniforme o tom da pele do rosto melhor o aspecto e a aparência. Máscaras caseiras podem ser usadas para isso. O melhor horário para utilizar a misturinha é antes de dormir, um período longe da luz, evitando o aparecimento de manchas. Essa receita caseira pode ser feita duas vezes por semana ou, em casos mais extremos, em dias intercalados. Trata-se de uma máscara simples de fazer e que pode ser aplicada em qualquer tipo de pele.

Ingredientes da máscara:
• 2 colheres de sopa de borra de café
• 1 clara de ovo batida em neve
• 1 ou 2 gotas de óleo de gerânio ou de amêndoas

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até obter uma pasta com aspecto arenoso. Antes de tomar banho, aplique essa mistura no rosto e tenha bastante cuidado para não esfregar a área dos olhos. Faça movimentos circulares e tenha controle da força para não agredir a pele. Na área dos olhos, aplique a máscara com bastante cuidado. Deixe agir por 10 minutos. Em seguida, retire a máscara com água em temperatura ambiente (ou morna, aproveitando a água do banho). Seque o rosto com cuidado e aplique o creme que você usa normalmente. Se a sua pele for oleosa, use cremes que não utilizem óleos em sua composição.

Publicidade