18 de abril de 2024 Atualizado 21:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pele

Vitaminas C e E são aliadas para evitar o envelhecimento precoce

É preciso repor as vitaminas no organismo para evitar danos na pele; dermatologista indica ainda máscara caseira

Por

16 de julho de 2020, às 10h04

As vitaminas C e E são aliadas na beleza, minimizando o envelhecimento precoce e prevenindo os danos na pele e organismo, de acordo com o médico dermatologista Amilton Macedo.

Ele explica que, para ter uma pele saudável e equilibrada, é preciso sempre repor as vitaminas no organismo e ter uma alimentação balanceada. 

Consumo de vitamina C previne os danos na pele e organismo – Foto: Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

Segundo o especialista, a face é uma das regiões mais expostas do corpo, por isso, sofre diariamente com as agressões da poluição e dos raios solares. Ao fazer a aplicação das vitaminas ocorre uma prevenção e redução de rugas, uma melhora em pequenas cicatrizes causadas por acne, potencializa a produção de colágeno, prevenindo a flacidez, recupera a elasticidade e proporciona uma hidratação e lubrificação para a pele.

Além disso, Amilton disse que as vitaminas são importantes no combate ao envelhecimento precoce, pois a vitamina E é um potente antioxidante. Ao fazer o uso diário dela em cremes é possível eliminar os radicais livres, que são agentes que promovem o envelhecimento.

Já a vitamina C é a substância para trazer luminosidade para a pele, inibir a formação de melanina, o que previne o surgimento de manchas. Ela também contribui para a produção do colágeno, fazendo com que a pele se mantenha firme e evitando rugas e flacidez.

Ambas vitaminas estão presentes em vários alimentos, mas também podem ser encontradas em cremes específicos para a pele. 

“Ao escolher um tratamento antioxidante dermocosmético com vitamina E, procure as opções associadas com vitamina C para facilitar o uso. A loção deve ser aplicada sempre antes da proteção solar. Lembrando que é sempre importante consultar um dermatologista antes de fazer o uso de qualquer produto, principalmente se houver o uso de várias substâncias no rosto”, explicou o dermatologista.

Receita de máscara caseira
O dermatologista indicou uma máscara caseira para poder fazer em casa. Porém, antes de aplicá-la, é importante lavar o rosto com um sabonete específico para a área e depois aplicar a mistura de:

  • 1 col (café) de vitamina C em pó
  • 1 col (café) de linhaça moída
  • 1 col (sopa) de mel

Deixe agir por 10 a 15 minutos no rosto e depois lave bem a face com água gelada. Finalize com um hidratante ou a proteção solar caso faça a máscara pela manhã.

Publicidade