02 de agosto de 2020 Atualizado 21:32

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Bem-estar

Autocuidado para as mães

Principalmente durante a quarentena, a prática é importante para aliviar a rotina dessas mulheres, que se esforçam para equilibrar a dedicação à família, filhos, home office e as atividades da casa

Por Marina Zanaki

12 jun 2020 às 07:54

Diariamente, as mães são desafiadas a encontrarem o equilíbrio entre trabalho, atividades pessoais, rotina dos filhos e o autocuidado. E no atual cenário não seria diferente, já que o isolamento social por conta da Covid-19 impôs mudanças de hábitos para a maioria da população, como é o caso da implementação do home office e de ensino à distância, por exemplo.

Diante disso, muitas mães precisam equilibrar atividades para não deixar de lado o cuidado consigo mesmas. Esta é a situação que a dermatologista Maria Helena Garrone conhece bem. Entre a dedicação aos seus trigêmeos de 9 anos, às consultas e a outras funções, a médica se esforça para encontrar um tempo para cuidar de si.

Muitas mães precisam equilibrar atividades para não deixar de lado o cuidado consigo mesmas – Foto: Adobe Stock

“Precisamos estabelecer um momento nosso de cuidado para deixar o dia mais leve, como uma rotina com a pele. Dedicar minutos para você é fundamental para, inclusive, se preparar para cuidar do outro”.

Pensando nisso, Maria Helena sugere alguns passos simples para as mães incluírem o autocuidado na rotina e, assim, sentirem na pele o carinho que seu instinto materno não deixa faltar para as pessoas com quem convivem.
Higienização da pele.

Ao acordar, a limpeza é importante para retirada da oleosidade produzida durante o sono, além de oferecer uma sensação de frescor e leveza. Mas é preciso atenção à escolha do sabonete, pois há produtos específicos para isso, como os higienizadores faciais, com linhas para todos os tipos de pele e sabonete esfoliante, voltados para peles sensíveis e sensibilizadas.

Hidratação da pele é fundamental – Foto: Divulgação

Hidratação
Depois da limpeza, é importante hidratar a pele com produtos específicos, uma vez que o uso de um item inadequado pode comprometer o resultado esperado, como mais oleosidade para uma pele com tendência à acne, por exemplo.

Os hidratantes têm formulações para cada tipo de pele, além de recuperar a barreira cutânea, promover hidratação profunda e por 48 horas. Vale aproveitar esse momento para fazer uma automassagem facial e corporal.

Proteção solar. Na parte da manhã, é preciso incluir um protetor solar após a hidratação para proteger a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB.

FONTE Galderma.

Antes de dormir

Antes de dormir, a mesma rotina deve ser realizada, mas com objetivos diferentes: a limpeza é para retirar impurezas do dia e a hidratação tem papel fundamental para evitar o envelhecimento da pele, além dos cuidados específicos receitados pelo médico.

“Manter a hidratação adequada é importante durante o dia e à noite para que o equilíbrio e suas funções sejam mantidas, bem como responda aos tratamentos específicos”, comenta a dermatologista.