26 de setembro de 2020 Atualizado 21:48

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Bem-Estar

As polêmicas envolvendo o HPV

Escrito por Luiz Teixeira Da Silva Júnior, conteúdo fala de vacinas, tratamentos e como evitar a doença

Por Redação

01 ago 2020 às 10:11

Ainda envolto em muitas polêmicas, o HPV (Papiloma Vírus Humano) afeta grande parte dos jovens brasileiros. De acordo com o Portal Dráuzio Varella, um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2017 mostrou que mais da metade dos jovens (54,6%) está infectada com a doença. Desses, 38,4% apresentaram os tipos de HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

Apesar desses números, ainda há quem seja contrário à vacina do HPV. Justamente para sanar essas dúvidas e trazer novas informações sobre a doença, o médico patologista Luiz Teixeira Da Silva Júnior lançou o livro “Saúde da Mulher”. Fruto de um trabalho de mais de três anos de pesquisas, a publicação traz informações importantes sobre o vírus, transmitido pelo ato sexual e ainda sem cura.

Voltado para especialistas da área médica, a publicação também pode servir de orientação para a população de modo geral. “O livro, lançado também no formato de e-book, tem como objetivo, ao longo de suas 196 páginas, apresentar informações sobre o HPV, um vírus que gera uma infecção que causa verrugas em diversas partes do corpo e é a causa fundamental e precursora para o câncer do cérvix”, explicou o especialista.

Ainda segundo o médico, muitas pessoas com o vírus acabam não desenvolvendo nenhum sintoma, mas podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual. Por isso é importante que os jovens sejam vacinados e que a presença do vírus diminua na sociedade.

A POLÊMICA DA VACINA

De acordo com os especialistas da área médica, a vacina antiviral é considerada a única proteção contra o HPV. Mesmo assim, ela sofre diversas críticas por causar efeitos colaterais significativos.

De acordo com o patologista, em todas as modalidades de tratamentos existem benefícios e malefícios. “Particularmente, ainda tenho um entendimento que os benefícios da vacina contra o HPV superam os eventuais malefícios”, disse. “Temos que avaliar caso a caso e continuar as pesquisas sobre esses possíveis efeitos colaterais adversos que estão sendo relatados. Sei, por exemplo, que o Japão já retirou a vacina do seu calendário. Estamos atentos”, concluiu o pesquisador.

Formado em Ciências Biomédicas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, e pós-graduado em captação, doação e transplante de órgãos e tecidos pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Luiz Teixeira Da Silva Júnior desenvolveu o livro com dados da Biblioteca Virtual do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciência de Saúde (BIREME), a Base de Dados de Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), da Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (SCIELO).

Livro
O livro “Saúde da Mulher” pode ser encontrado na rede de livrarias Saraiva, no site da editora Bonecker e online pela Amazon em formato E-book. Assinantes do Amazon Unlimited podem baixar o livro gratuitamente.

Publicidade