26 de abril de 2024 Atualizado 08:22

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

AMADOR

Com 14 times, Copa Jocle vale vaga para o Estadual

Campeonato Americanense de Futebol Amador deve começar em 8 de março; grupos foram divulgados nesta quinta

Por Rodrigo Alonso

28 de fevereiro de 2020, às 07h53 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 12h03

A temporada 2020 da Copa Jocle, o Campeonato Americanense de Futebol Amador, vai reunir 14 times e deve começar em 8 de março. Neste ano, a competição vale vaga para o Amador do Estado, torneio realizado pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

Os grupos da primeira fase foram divulgados pela LAF (Liga Americanense de Futebol) nesta quinta-feira. Existem duas chaves.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Foto: Divulgação
Atual campeão, Unidos da Mathiensen está no Grupo A e vai buscar o bicampeonato

As equipes do Grupo A enfrentam apenas os times do B, e vice-versa. Os oito primeiros colocados da classificação geral avançam para as quartas de final, enquanto os dois piores estarão rebaixados para a segunda divisão.

O atual campeão Unidos da Mathiensen aparece no Grupo A, assim como Pernambuco, Americana, Jardim da Paz, América, Mirandola e Jardim Guanabara. E o Grupo B é formado por São Roque, Vila Nova, São Vito, Cantareira, Jardim América 2, Cidade Jardim e Descubra.

“Nós temos uma boa expectativa. As equipes, neste ano, estão se reforçando, estão vindo com atletas qualificadas. Nenhuma equipe quer ficar para trás”, afirma o presidente da Liga, André Mineiro.

Ele aponta que houve uma evolução no Campeonato Americanense desde o início de sua gestão, em 2018, quando o certame passou a contar com o patrocínio da empresa Jocle.

“No primeiro ano, nós pegamos um campeonato que, praticamente, estava desacreditado. O pessoal não tinha uma certeza de como seriam os campeonatos daqui de Americana. Hoje, a gente pode ver que o campeonato começa a se consolidar”, diz.

Federação

Após 38 anos, a competição volta a ter a chancela da FPF. A LAF reativou sua filiação em maio de 2019. O vínculo permite que as equipes de Americana disputem o Amador do Estado.

Segundo André, a cidade terá dois times no Estadual de 2020. Um deles será o campeão da Copa Jocle. O outro deve ser o vice, mas a Liga também estuda outras possibilidades para essa segunda vaga.

Publicidade