19 de setembro de 2024 Atualizado 19:47

Notícias em Americana e região Notícias em Americana e região

Vereadores debatem tombamento de estádio com uniforme do União - O Liberal

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Vereadores debatem tombamento de estádio com uniforme do União - O Liberal

Publicidade

Compartilhe

Esportes da região

Vereadores debatem tombamento de estádio com uniforme do União

Estádio foi arrematado por R$ 11,3 milhões em leilão devido a processos trabalhistas; defesa dos compradores discursou, mas foi vaiada

Por Gabriel Pitor

29 de setembro de 2023, às 08h39 • Última atualização em 29 de setembro de 2023, às 14h41

Torcedores e vereadores estiveram na câmara e tentam encontrar um caminho - Foto: Divulgação / Câmara de Santa Bárbara

A audiência pública da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, realizada nesta quarta-feira (27) com o objetivo discutir o possível tombamento do estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, ficou marcada por execução do hino do União Barbarense, vereadores uniformizados e clima de arquibancada no plenário, com a presença de torcedores.

Muitas vezes os unionistas eram inflamados pelos próprios vereadores, entre eles o presidente da Casa, Paulo Monaro (MDB), e Carlos Fontes (União Brasil), que durante o encontro disse que a intenção era “não deixar que o pessoal de Americana venha acabar com o campo do União Barbarense”.

O estádio foi arrematado por Luís Antônio Penteado e Vitor Rosolen dos Santos, em dezembro de 2021, por R$ 11,3 milhões em leilão devido a processos trabalhistas. Segundo o advogado Thiago de Souza Rino, que representa 44 credores, nenhum foi convidado para a audiência. Já o advogado de defesa dos compradores, Cláudio Melo da Silva, discursou por cerca de 10 minutos e foi vaiado.

Para sustentar a possibilidade de tombamento do estádio, os vereadores convidaram Simone Scifoni, integrante do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Na apresentação, Simone lembrou de eventos e jogos que foram realizados na praça esportiva para argumentar sobre a importância do local aos barbarenses.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Ela ainda disse que estádios como o Pacaembu, o Conde Rodolfo Crespi, do Juventus, e o Nicolau Alayon, do Nacional, todos de São Paulo, foram tombados por conta da interpretação de que o patrimônio tem relação com a cultura e a identidade de uma cidade.

Ao LIBERAL, Cláudio reconheceu que há possibilidade do tombamento acontecer, embora os argumentos utilizados são sobre a importância do União Barbarense — e por isso o clube deveria ser tombado como imaterial, e não o estádio.

O advogado ressaltou que caso o processo seja concretizado, a defesa dos compradores irá recorrer.

“Os arrematantes não querem acabar com a história do clube, mas tem interesses opostos que são as ações trabalhistas, pessoas que precisam receber”, ponderou.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Em reunião realizada em junho de 2023, o Codepasbo (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d’Oeste) decidiu que o Antônio Guimarães não reúne elementos que fundamentassem o tombamento, já que “não apresenta valor arquitetônico”.

O procedimento tem sido encarado por torcedores e vereadores como a tentativa de salvar a demolição do estádio, já que o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Lelio Bentes Corrêa, rejeitou um pedido do União para anular a venda do local.

O clube apresentou um último recurso solicitando que a decisão seja analisada por um conjunto de ministros da corte superior, ainda sem definição.

Publicidade