01 de maio de 2024 Atualizado 22:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

34ª Festa de Carioba

Tradicional, Festa São João Batista se estrutura para receber público de 30 mil pessoas

Igreja em Carioba está preparada para receber o público durante os 10 dias do evento

Por Marina Zanaki

09 de junho de 2022, às 09h25 • Última atualização em 09 de junho de 2022, às 10h00

Tendas abrigarão o público durante os dez dias de festa - Foto: Claudeci Junior - O Liberal.JPG

Está tudo pronto no largo da Igreja São João Batista para receber o público nos 10 dias da Festa de Carioba. Cerca de 300 voluntários se mobilizaram para montar a estrutura, preparar as barracas, cuidar da comida e brincadeiras da festança.

Com o tema “Depois de tudo, gratidão”, a festa tem a expectativa de receber entre mil e cinco mil pessoas por dia, com maior público aos finais de semana. A organização calcula, em média, que 30 mil pessoas passem pelo evento. Ele será realizado nos dias 10, 11, 12, 16, 17, 18, 19, 23, 24 e 25 de junho. No dia 19, haverá a venda de ingressos para almoço à vontade.

“Depois de tudo que passamos com a pandemia e poder novamente realizar a festa, só temos a agradecer realmente”, disse Janice Barbosa, voluntária da equipe que trabalha para que a festa aconteça.

A organização do evento começou em outubro do ano passado, quando a comunidade ainda não tinha certeza que seria possível realizar a festa por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A estrutura das barracas começou a ser montada no meio de maio. “Quando a empresa que fornece as tendas termina o trabalho, começa o nosso. Temos que fazer toda a iluminação, montar os balcões, fornecimento de água e pias, e colocar a decoração para garantir o ar de festa junina”, enumera Janice.

Janice Barbosa, voluntária, atua na organização da Festa São João Batista, de Carioba – Foto: Arquivo – O Liberal.JPG

Os voluntários ainda precisam atuar na higienização e produção de grandes quantidades de comida para garantir os sabores do tradicional cardápio. Só de batatas são 500 quilos em uma única noite de festa.

“É um trabalho voluntário e feito com muito amor, carinho e alegria”, destacou Janice.

ESTRUTURA. A festa vai oferecer mil mesas e quatro mil cadeiras para acomodar público. Além disso, a organização conta com uma retaguarda de 50 jogos com cadeiras da comunidade, que também podem ser utilizados caso seja necessário.

Mais uma vez, a comunidade firmou parceria com outras igrejas para presença na quermesse. A barraca de lanche de pernil, por exemplo, será comandada pela Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Já a barraca da pesca será cedida para o Hospital Boldrini, que combate o câncer infantil. Toda a renda obtida com a brincadeira será revertida para a instituição.

O recurso levantado através da Festa São João Batista, de Carioba, é utilizado para a manutenção da comunidade e suas pastorais. “O dinheiro arrecadado mantém a comunidade durante o ano todo”, disse Janice.

O público pode chegar a cinco mil pessoas por noite nos finais de semana – Foto: Arquivo – O Liberal.JPG

SEGURANÇA. No período que a festa esteve suspensa por conta da pandemia, entre 2020 e 2021, a paróquia se adequou às demandas do Corpo de Bombeiros. Foram providenciados hidrantes, luzes de emergência, bomba de água e extintores em todas as barracas.

“É uma exigência não só para São João, mas para todas as comunidades. Nós tivemos esse cuidado e agora temos toda a estrutura exigida pelos bombeiros”, explicou Janice.

A Festa de São João conta com uma equipe contratada para atuar dentro do recinto e oferecer segurança ao público, com 13 funcionários dedicados à tarefa. Também haverá patrulhamento pela Gama (Guarda Municipal de Americana) e PM (Polícia Militar).

Diferente de anos anteriores, a festa não vai oferecer um estacionamento privado. Isso porque os terrenos ao redor começaram a ser ocupados com empreendimentos. A opção, segundo Janice, são as diversas ruas no entorno da igreja.

“Sabemos que nada é perfeito, alguma coisa aqui ou ali pode sair como não gostaríamos. Mas as pessoas se dedicam para que a festa aconteça e seja a melhor possível”, garantiu Janice.

Publicidade