27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário

Por Agência Estado

27 de março de 2024, às 23h10

Francisco Aparecido Dias, que foi fotógrafo oficial de Xuxa por 15 anos, está processando a apresentadora, a Rede Globo e a Endemol Shine Brasil por uso indevido de imagens em Xuxa, o Documentário.

O ex-fotógrafo de Xuxa alega que imagens feitas por ele foram utilizadas na série documental sem a sua autorização. Ele diz que dois retratos feitos durante os anos que trabalhou com a apresentadora foram usados em episódios diferentes.

Francisco pede R$ 49.357,24 aos envolvidos. O Estadão teve acesso ao processo, que corre no 21° Juizado Especial Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro./)

O fotógrafo disse que ele, Xuxa, Endemol e Globo chegaram a negociar o licenciamento das imagens para o documentário, mas que nunca chegaram a nenhum acordo financeiro. Ele ainda revelou que essa não é a primeira vez que imagens de sua autoria são utilizadas pela apresentadora de forma indevida.

A produção está disponível no Globoplay e foi exibida na grade da TV Globo em janeiro deste ano. Dias disse que foi prejudicado pela apresentadora. “Entre os meses de outubro e novembro do ano passado, diversos e-mails e mensagens com detalhes do ocorrido foram trocados com representantes das Rés, que nenhuma solução apresentou … Ao final, concluíram que o melhor seria o Autor tentar buscar seu direito na esfera judicial”, dizem os advogados do autor.

Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia sete de maio para que as partes envolvidas possam tentar chegar em um acordo.

Procurada pelo Estadão, a Rede Globo afirmou que não vai comentar o assunto. Já a apresentadora e a Endemol Shine Brasil não retornaram o contato. O espaço segue aberto.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Publicidade