Mostra de teatro vai de sci-fi a Guimarães Rosa

Segundo final de semana de apresentações de alunos reúne três espetáculos


Foto: Divulgação
Espetáculo com toques de ficção cientifica faz comentários sobre a sociedade atual neste final de semana no Fábrica das Artes

Uma miscelânea da obra de Guimarães Rosa, uma ficção científica sobre governo e religião e uma experimentação sobre a maldade e as virtudes humanas são os temas que revestem as apresentações do segundo final de semana da 14ª Mostra Medial de Alunos do Fábrica das Artes, em Americana, neste sábado e domingo.

Sob orientação de Luciana Mizutani, a turma adolescente leva ao palco “Mirou de Rosas”, no qual diferentes universos e icônicos arquétipos da obra de Guimarães Rosa dividem o mesmo palco. “Fomos amarrando as histórias e vários personagens de Guimarães e personagens parecidos. Por exemplo, os valentões viram o Damasio da Siqueira, que é do texto ‘Famigerado’. A gente foi juntando os enamorados e tornando um único casal, e assim por diante”, explica Luciana.

A turma de jovens e adultos, orientada por Bruno Cardoso, apresenta “Os Infinitos Nomes de Deus”. A trama é baseada em contos clássicos de ficção científica e, nela, uma inteligência artificial é criada para governar as massas. Os criadores têm seus planos ameaçados quando uma resistência humanista tenta impedir a implantação de um novo produto: um chip que possibilita ao usuário ver Deus.

“A gente vive um momento complicado politicamente e religiosamente. Nossa ideia é que as pessoas abram os olhos para a manipulação que há por trás de tudo isso”, afirma Bruno.

Por fim, sob orientação de Marcelo Porqueres, a turma adulta encena “Pequenas Histórias de Ninar Gente Grande”. O questionamento por trás do espetáculo é: como seria para você ouvir histórias de ninar para gente grande? Uma das intenções é mostrar a capacidade do ser humano de ser cruel e ao mesmo tempo tão sublime.

“Essa criação foi uma criação coletiva para a qual eu escrevi dois textos. Foram em torno de cinco textos que escrevemos o restante do material”, conta Marcelo.

Acontece. As apresentações da Mostra Medial de Alunos do Fábrica das Artes acontecem neste sábado, com sessões às 18h e 20h, e no domingo, com sessão às 20h. Os ingressos custam R$ 12 (antecipado e meia) e R$ 25 (inteira e na hora). O Fábrica das Artes fica na Rua Dr. Cícero Jones, 146, Vila Redher.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora