26 de abril de 2024 Atualizado 09:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Teatro

Cia Peripateticos apresenta ‘Aspones’ em Americana

Companhia estreia espetáculo que usa o Teatro do Absurdo para retratar pessoas que não conseguem se entender em um mesmo espaço físico

Por Rodrigo Pereira

06 de setembro de 2019, às 07h56 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h32

Quarto espetáculo da Cia Peripateticos, a peça “Aspones” chega neste sábado e domingo ao Fábrica das Artes se propondo a discutir a incomunicabilidade por meio do hilário e do Teatro do Absurdo. A peça é fruto de uma pesquisa do grupo sobre arquétipos, reproduzindo personagens do cotidiano da nossa sociedade.

No enredo, em um escritório de uma repartição pública, quatro personagens interagem entre si criando suas próprias imbecilidades. Segundo a companhia, trata-se de um cômico retrato das instituições públicas e de pessoas que não conseguem se entender no mesmo espaço físico.

Foto: Divulgação
Espetáculo “Aspones” será apresentada neste sábado e domingo, às 20h, no Fábrica das Artes

“A ideia surgiu em uma mesa de bar. Saímos de uma apresentação do espetáculo anterior, que se chama ‘De Cenouras e Macacos’, e no carro começou a surgir a ideia de falar sobre o sistema. Não queríamos falar de políticos, mas das instituições públicas e sua falência. Também das questões de pessoas. Vem governo, vai governo e elas sempre arrumam uma boquinha, um esquema pra não fazer nada e ganhar dinheiro às custas da população”, explica Sergio Costa, responsável pela dramaturgia e ator do espetáculo, junto com Juliana Gobbo, Sergio Costa, Walfredo Soares e Élida Garcia.

Segundo ele, os personagens são caricaturas, quase como um desenho animado. E o texto transmite o problema da comunicação. “Em alguns momentos da peça o público vai se perder no texto.

A verborragia é presente nessa peça”, adianta. Com direção de Marcelo Porqueres, a produção tem iluminação realizada por Bruno Zepelini, figurinos de Evandro Casarin, maquiagem de Tatiana Sajorato e design gráfico de Bruno Cardoso.

A Companhia

O grupo Peripatéticos iniciou seus trabalhos em Americana no ano de 2000 com o nome de Grupo Teccu. Entre 2000 e 2004, a companhia apresentou o espetáculo “O Dedo e o Medo”. Com ele, o grupo participou de uma mostra de teatro local e do festival de Teatro de Americana.

O último trabalho do grupo foi a performance “TV Doidão”, apresentado no Fábrica das Artes em 2004. A partir de 2009, o grupo assumiu nova identidade e novo nome e criou o espetáculo “Ética 10” para retomar o caminho da dramaturgia. Em 2011, montou o espetáculo “Snaporaz” e, em 2017, “De cenouras e Macacos”, com o qual ganhou vários prêmios em festivais.

ACONTECE: O espetáculo “Aspones” será apresentada neste sábado e domingo, às 20h, no Fábrica das Artes (Rua Cícero Jones, 146, Vila Rehder). Os ingressos custam R$ 10 (antecipado) e R$ 20 (inteira).

Publicidade