26 de abril de 2024 Atualizado 12:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sectur

‘Se Essa Rua Fosse Minha’ faz sua reestreia no Cidade Jardim

Retomado após mais de uma década paralisado, projeto vai levar atrações artísticas locais, gincanas e food truck a diversos bairros de Americana

Por Rodrigo Pereira

30 de agosto de 2019, às 09h38

Contadores de histórias, músicos, dançarinos, trupes circenses, atores e DJs começam uma verdadeira turnê por bairros de Americana a partir deste sábado. Os eventos gratuitos também vão contar com exposição de artesanatos, food trucks e produtos dos comércios locais, além da distribuição de brindes aos presentes. Todas atrações são gratuitas. 

Trata-se do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, que foi criado em 2005 na gestão anterior do secretário Fernando Giuliani à frente da Cultura da cidade.

“Na gestão que participei, na época do Erich Hetzl, a gente já tinha esse projeto, demos uma modificada em alguns pontos e vamos voltar com ele. Neste, vamos ter vários grupo de hip-hop, k-pop, dança. É levar para o bairro essas atrações, que são da cidade, fazer uma premiação, em uma parceria com a Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), integrando o comércio local também”, explica o secretário.

Os brindes que serão distribuídos ao público são itens como bonés e camisetas doados por comerciantes locais.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Praça Oscar Inácio de Souza, no Cidade Jardim, será a primeira a receber a versão 2019 do evento, neste sábado

Entre as atrações já escaladas para a agenda de programações estão o Grupo Musibellas, Alyssa Tomiyama, Grupo Hip-Hop Connection, Zumba com Erica Bernardo, Grupo Ressurreição, Turma do Passinho, grupos de K-Pop, Grupo Prof Dance, Trenzinho da Alegria, Feira Ameriart, Andréia Celegato e Maria Antoniassi. 

Fernando também explica que haverá espaço para os talentos de cada bairro atendido. “Se naquele bairro também tiver alguma atração que é interessante estar colocando, vamos colocar. A ideia é essa interação com os talentos da cidade”, reforça. 

Durante a programação também será contada a história daquele espaço público que está sendo ocupado ou da trajetória das pessoas que dão nome ao bairro. O projeto também vai trazer brincadeiras tradicionais, devido ao sucesso da Gincana Cultural #TBT, evento realizado no último domingo e que atraiu 3 mil pessoas. Entre elas, estão amarelinha, queimada, corrida da vassoura e cabo de guerra.
 
Neste sábado, a partir das 10h, o projeto reestreia com programação na Praça Oscar Inácio de Souza, no Cidade Jardim. 

“Nessa praça da Cidade Jardim vamos estar usando o coreto e vamos estar montando uma estrutura de praticáveis”, detalha o secretário.

Também haverá venda de comida por food trucks. “Mas a gente tenta fazer de um jeito que não atrapalhe aquele comerciante que é daquela região”, observa Fernando.

Programação do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”:

31/08: Cidade Jardim (Praça Oscar Inácio Souza)

14/09: Mário Covas 

28/09: Jardim Alvorada (Praça Jorge Arbix)

26/10: São Manoel (Praça Vó Palmira)

16/11: Praia Azul (Antônio Leite de Camargo)

30/11: Jardim Progresso (Praça Jaime Dantas de Abreu)

07/12: Jardim Glória (Praça Tio Gaga)

14/12: Jardim Ipiranga 

*Todos os eventos acontecem das 10h às 19h

Publicidade