26 de abril de 2024 Atualizado 10:51

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

144 anos

Programação de aniversário de Americana tem palestra e concerto

Historiadores vão apresentar pesquisa realizada no Cemitério da Saudade e Orquestra Sinfônica vai interpretar trilhas de filmes

Por Rodrigo Pereira

29 de agosto de 2019, às 08h38 • Última atualização em 29 de agosto de 2019, às 08h39

Uma palestra sobre uma pesquisa histórica realizada no Cemitério da Saudade e um concerto com trilhas sonoras de filmes e séries compõem a programação gratuita de aniversário de 144 de Americana
nesta quinta-feira.

A palestra “Sepulturas Que Falam: Um Olhar Histórico Sobre o Cemitério da Saudade” tem certificação da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e também está incluída no grupo de eventos da 2ª Semana do Patrimônio de Americana. Ela tem como fundamentação uma série de roteiros guiados realizados pelos membros do HIC pelo mais antigo sepulcrário da cidade entre 2018 e este ano.

Foto: Divulgação
Projeto criado por historiadores de Americana passa nesta quinta-feira pelo Cemitério da Saudade

Segundo os historiadores, entre os objetivos está debater a memória e relações de poder evidenciados pelos túmulos visitados. Para tanto, também resgataram arquivos de jornal, documentos e imagens em arquivos e acervos colhidos em várias fontes.

“Descobrimos sepulturas de homens e mulheres que participaram como agentes dessa história, mas que foram silenciados nas relações de poder da historiografia americanense. O trabalho de privilegiar os marginalizados vem de uma perspectiva de luta contra o esquecimento e silenciamento de contextos como a escravidão, por exemplo. Na palestra abordaremos algumas dessas histórias”, explica a historiadora Mariana Spaulucci Feltrin, integrante do HIC.

Segundo ela, um dos diferenciais em relação ao próprio roteiro é abordar como foi o processo de pesquisa. “Também incluímos nessa apresentação um sujeito histórico que não foi abordado na primeira edição”, revela.

Música

Já a OSMA (Orquestra Sinfônica Municipal de Americana) volta a apresentar um grande sucesso de público nas temporadas anteriores, em apresentação promovida pela Sectur. Trata-se do espetáculo Films & Games & Series, no qual trilhas de filmes como “Indiana Jones” e “Jurassic Park” e séries como “Friends” e “La Casa de Papel” serão tocadas com acompanhamento de projeções de cenas das produções.

Para o maestro Álvaro Peterlevitz, hoje ficou claro que a música para cinema criou sua própria tradição, que se expandiu e diversificou, acompanhando os formatos e mídias.

“Uma tradição que bebe em muitas fontes – a música sinfônica é apenas uma delas. Temos de um lado uma trilha orquestral que tocada por nós soará tal qual é ouvida no filme (‘Indiana Jones’), ao passo que para ‘La Casa de Papel’ temos a visão do arranjador adaptando a linguagem pop original para a paleta orquestral”, avalia Álvaro.

ACONTECE: A palestra será realizada às 19h, no Plenarinho da Câmara de Americana (Praça Divino Salvador, 5, Jardim Girassol). É preciso se inscrever pelo e-mail ciclopalestrashistoricas@gmail.com. Já o concerto ocorre às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol). A entrada é gratuita.

Publicidade