26 de abril de 2024 Atualizado 20:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Na Kalango

Juca Jazz promove tributo a João Gilberto nesta sexta-feira

Saxofonista Geremias Tiófilo e pianista Isac Almeida realizam homenagem ao músico, que morreu no último sábado

Por Rodrigo Pereira

12 de julho de 2019, às 09h39 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h24

Uma improvisação que faziam juntos em uma big band da pós-graduação em Artes pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) levou o saxofonista Geremias Tiófilo Pereira Júnior, de Campinas, e o pianista Isac Almeida, de Belém (PA), a colocarem em prática a ideia de formar um duo.

Delineado pela improvisação e ecletismo, o projeto chega a Americana nesta sexta-feira, no Juca Jazz, com uma homenagem ao músico João Gilberto, que morreu no último sábado.

Na apresentação, a dupla vai interpretar clássicos do jazz, blues, bossa nova e pop. Além da homenagem póstuma, canções de Cole Porter, Gershwin, Tom Jobim, Pixinguinha, Stevie Wonder, entre outros, ganham novas roupagens. 

Foto:
Geremais frisa que trabalho da dupla é voltado para a música brasileira, mas com forte acento jazzistíco

“A gente enfatiza nossa música brasileira, a bossa nova, o samba, e não deixa também de tocar o jazz, música americana, que também é o berço da improvisação, então a escolha pelo repertório também é isso. A gente se diverte bastante tocando esse tipo de repertório”, conta Geremias.

Para ele, o homenageado representa um divisor de águas na história da música brasileira. “João Gilberto, pra gente, ainda mais estudiosos da academia, é o cara que levou nossa música para fora. E um cara de muito respeito pelas harmonias que ele trouxe, a batida do violão. As harmonias rebuscadas também têm uma influência jazzística, então o João Gilberto representa muito pra gente. A bossa nova é quase que um jazz brasileiro”, avalia o saxofonista, que é mestre em Música pela Unicamp, além de professor de saxofone na Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e músico das Bandas Municipal de Americana e Municipal de Sumaré. 

Nas próximas duas semanas, Geremias vai realizar uma série de atividades como solista da Orquestra Sinfônica de Americana, de ensaios abertos a concertos, sob a regência de Álvaro Peterlevitz. 

Foto: Divulgação
Isac Almeida já mostrou repertório de jazz e música brasileira em vários lugares do mundo

Já Isac realiza pesquisa de doutorado em Música na Unicamp e tem experiência tocando jazz e música instrumental brasileira em duos, trios, quartetos e big bands. Possui mestrado em Artes na UFPA (Universidade Federal do Pará), com pesquisa na área da improvisação musical, instituição na qual se tornou professor. Já se apresentou na Alemanha (2017) e Suíça (2018) tocando música brasileira.

ACONTECE: O show de Geremias Tiófilo Pereira Júnior e o pianista Isac Almeida no Juca Jazz ocorre nesta sexta-feira, a partir das 20h30, na Kalango Cervejaria, que fica na Rua da Prata, 128, Vila Biasi. O happy hour na casa começa às 17h30. O couvert artístico é R$ 5.

Publicidade