26 de abril de 2024 Atualizado 18:10

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Biblioteca

Projeto ‘Leitura com Pipoca’ traz lições de amizade

Projeto voltado às crianças acontece nesta sexta-feira na Biblioteca Municipal, resgatando o livro "Bichinhos Solidários"

Por Valéria Barreira

07 de novembro de 2019, às 07h53 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h10

A história de amizade enfocada pelo livro “Bichinhos Solidários”, da escritora Silvia Delázari, é o tema do projeto “Leitura com Pipoca”, que acontece nesta sexta-feira, a partir das 9h, na Biblioteca Municipal de Americana, com a contadora de histórias Gabriela Guedes. A programação também inclui atividades lúdicas com as crianças e a entrada é franca.

Escrita há 14 anos, a obra faz parte do catálogo da Editora Adonis, responsável também pela produção cultural do “Leitura com Pipoca”. “Esse livro faz um grande sucesso entre as crianças. É um clássico e traz um tema que a gente mantém em todas as edições do projeto, que são histórias de amizade, solidariedade e de valores para uma visão de mundo mais sensível”, ressalta a preponente do projeto,
Marcela Comelato.

Segundo ela, o objetivo é celebrar, incentivar e democratizar a leitura. A ideia é aproximar o público infantil e infanto juvenil do mundo literário com atividades e contação de histórias gratuitas. “Mais do que um convite à imaginação, os livros são essenciais no processo de desenvolvimento cognitivo, do raciocínio, da sensibilidade e da ética infantil. As experiências com a literatura contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura e para a ampliação do conhecimento de mundo”, destaca Marcela.

O “Leitura com Pipoca” acontece há quase 10 anos em Americana. Os encontros eram realizados no quiosque Gostinho de Leitura, no Parque Ecológico. Agora, as histórias são contadas na Biblioteca
Pública Municipal.

Carregadas de ludicidade, as atividades do projeto são desenvolvidas e realizadas por professores, contadores de histórias e escritores, sempre acompanhadas por sorteio de livros. Além da literatura, outras modalidades da arte também são exploradas, como a música e o resgate das brincadeiras de infância. Para participar das edições do projeto, não é preciso inscrição prévia. É só chegar e se juntar ao grupo para ouvir a história.

ESPECIAL

O projeto tem apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Ele acontece dentro do Programa de Ação Cultural (ProAC/ICMS) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Ele acontece sempre às sextas-feiras, na Biblioteca, entre 9h e 11h.

Dentro da programação de novembro, ele terá uma edição extra no dia 23, na Praça Malala, no bairro Frezarim, com atrações especiais para comemorar o aniversário de 15 anos do grupo Alecrim, formado por contadores de histórias e autores de livros infantis.

Entre os convidados estão Carmelina Piza, mestra e precursora na região do movimento de contação de histórias, o escritor brasiliense Francisco Helio e a escritora Silvia Delázari. O evento vai acontecer das 15h às 18h.

ACONTECE: O projeto “Leitura com Pipoca” tem entrada gratuita e acontece nesta sexta-feira, entre 9h e 11h, na Biblioteca Municipal, Praça Comendador Müller, Centro. Mais informações pelo telefone (19) 3461-9157.

Publicidade