05 de julho de 2020 Atualizado 08:00

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Veja 5 filmes que tratam do efeito de pandemias

Casos de Ebola inspiraram obras como “Epidemia”, lançado em 1995; “Contágio”, de 2011, é considerado o melhor do gênero

Por Danilo Reenlsober

17 mar 2020 às 08:35 • Última atualização 27 abr 2020 às 11:14

Cidades isoladas, população impedida de sair às ruas, escolas fechadas, aulas e voos suspensos, pessoas internadas e até mortas devido a um vírus que se espalha pelo mundo com uma velocidade assustadora. Isso tudo parece uma sinopse de algum filme pós-apocalítico hollywoodiano, mas está acontecendo atualmente após o surgimento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Nascido na China e presente em diversos países de todos os continentes, o vírus já infectou centenas de pessoas no Brasil. Casos semelhantes já aconteceram outras vezes e, claro, já foram retratados em muitos filmes. Produções como “Contágio” (de Steven Soderbergh), “Epidemia” (Wolfgang Petersen) e até “Planeta dos Macacos: A Origem” (de Rupert Wyatt) já mostraram como vírus mortais podem se alastrar rapidamente pelo mundo e causar a morte de milhares de pessoas.

“Steven Soderbergh é um diretor tão cheio de artimanhas que, em ‘Contágio’, ele faz de um tema típico do cinema B a matéria-prima de um filme A por excelência: uma especulação ágil sobre as ameaças de pandemia que volta e meia irrompem no mundo e sobre o pânico que elas engendram”, escreveu a crítica de cinema Isabela Boscov em sua coluna mais recente na Veja. Gwyneth Paltrow, Matt Damon, Laurence Fishburne, Jude Law, Marion Cotillard e Kate Winslet estão no elenco.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

A nova pandemia, que tem deixado muitas pessoas em quarentena ou isoladas dentro de casa, pode assustar, mas também é uma ótima oportunidade para revisitar diversos longas que tratam desse tema – e podem servir até mesmo de recado para que as coisas não piorem.

O +Cult fez uma seleção de filmes que tratam sobre esse tema que está dominando as conversas nas últimas semanas.

Foto: Divulgação
Contágio, filme de 2011

Contágio

Lançamento: 2011
Diretor: Steven Soderbergh

E se pandemias como da H1N1, gripe suína ou mesmo do novo coronavírus fossem ainda mais agressivas e mortais? Esse é o ponto de partida de “Contágio”, um dos melhores desse subgênero. A história lembra muito a situação atual: um vírus transmissível pelo ar mata em poucos dias e assusta milhares de pessoas. Enquanto o pânico se espalha, as pessoas lutam para sobreviver e buscam pela cura numa sociedade tomada pelo caos.

Foto: Divulgação
12 Macacos

Os 12 Macacos

Lançamento: 1995
Diretor: Terry Gillian

Mais um filme que mostra como a ficção-científica gosta de usar vírus e pandemias para destruir a raça humana. No longa de Terry Gillian, um prisioneiro (Bruce Willis) é mandado de volta ao passado para tentar salvar a humanidade da extinção depois de um vírus se espalhar por todo o planeta. Destaque para a atuação premiada de Brad Pitt.

Foto: Divulgação
Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira

Lançamento: 2008
Diretor: Fernando Meirelles

Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, de “Cidade de Deus”, o filme é baseado na obra homônima de José Saramago. O longa mostra como um vírus desconhecido causa uma “cegueira branca” na população. O governo trata a doença como uma epidemia e coloca de quarentena os doentes, em uma instalação vigiada o tempo todo por soldados armados.

Foto: Divulgação
Planeta dos Macacos

Planeta dos Macacos: A Origem

Lançamento: 2011
Diretor: Rupert Wyatt

Este excelente sci-fi, que funciona como um início da saga Planeta dos Macacos, mostra em seus créditos finais como um vírus pode viajar rápido pelo mundo – e causar o fim da raça humana. No enredo, cientistas procuram a cura para o mal de Alzheimer. A vacina, testada em macacos, deixa os símios superinteligentes, mas acaba se tornando mortal aos humanos.

Foto: Divulgação
Epidemia

Epidemia

Lançamento: 1995
Diretor: Wolfgang Petersen

Com Dustin Hoffman, Morgan Freeman e René Russo, o filme de Wolfgang Petersen não preza tanto pela verossimilhança com a realidade como Contágio, mas ainda é considerado um bom thriller. No enredo, um médico do Exército e sua equipe lutam para salvar os habitantes de uma pequena cidade americana contra a propagação de um vírus mortal e contagioso.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

{{1}}