08 de agosto de 2020 Atualizado 20:21

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Música

Igrejas viram palcos para concertos em Americana

A música erudita encontra nas igrejas espaço e acústica ideias para propagação da arte clássica a custo zero à população

Por Débora de Souza

13 dez 2019 às 08:08 • Última atualização 27 abr 2020 às 11:18

As semanas que precedem o Natal são brindadas por eventos musicais por toda a cidade. E as igrejas de Americana se revelam como excelentes espaços para realização de concertos de música erudita.

Os motivos para tal vão da religiosidade a questões mais técnicas como logística e a própria acústica considerada por músicos e maestros como sendo a ideal para esse estilo musical.

“O espaço acústico da igreja é o mais adequado para a música erudita. Um evento em espaço aberto exige planejamento muito maior e uma estrutura que nem sempre é possível. Em Americana, algumas igrejas possuem inclusive auditórios, o que as transforma em grandes espaços culturais”, comenta o regente e professor da Escola de Música “Heitor Villa-Lobos”, Alexandre Cruz.

Foto: Arquivo / O Liberal
Orquestra Sinfônica de Americana toca em igreja do bairro Cordenonsi

Além da acústica, o incentivo dado por muitas comunidades a seus jovens favorece a ascensão do gênero na cidade. “A igreja nunca deixou de lado sua tradição musical. Muitos de nossos alunos começaram na música muito cedo dentro das igrejas”, completa Cruz.

Para a maestrina do Corda Coral, Ana Paula Rotger, a atmosfera acolhedora das igrejas contribui para que a música faça exatamente o seu papel: transcender o indivíduo e aflorar emoções.

“A música erudita é uma música que edifica. Ela faz com que o ser humano se conecte às boas vibrações, o faz refletir. O conteúdo da música é muito profundo e o ambiente acolhedor da igreja, independente da religião, favorece esse tipo de conexão consigo mesmo”, afirma.

Outra vantagem é a possibilidade de levar cultura a todos os cantos da cidade a custo zero para a população, conforme diz o coordenador de Cultura de Americana, Valdecir Hulkinho: “Para chegar às comunidades devemos estar onde as pessoas se reúnem, que é justamente nas igrejas e escolas. Essa é uma maneira de continuar levando cultura e música de qualidade a população”, diz.

Sexta-feira
Orquestra Sinfônica Municipal, Corda Coral e Orquestra de Câmara
Local: Igreja Presbiteriana Central
Endereço: Rua 7 de Setembro, 363, Centro
Hora: 20h

Domingo
Banda Monsenhor Nazareno Maggi
Local: Igreja da Família
Endereço: Rua Duque de Caxias, 1141, Nova Americana
Horas: 19h