18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Santa Bárbara divulga programação do festival ‘Palco Aberto’

Festival Multicultural dá início às apresentações de artistas contemplados por edital em Santa Bárbara

Por Isabella Holouka

04 de agosto de 2020, às 08h24

Inicia nesta semana a programação do Palco Aberto, Festival Multicultural de Santa Bárbara d’Oeste, com apresentações pela página da Secretaria de Cultura e Turismo no Facebook.

Entre os dias 7 e 13 de agosto, serão exibidas 21 apresentações online de artistas da cidade, sendo três por dia, divididas nos períodos da manhã, tarde e noite, com diferentes gêneros artísticos. Haverá espetáculos de teatro, circenses, shows musicais e sarau literário.

As apresentações culturais acontecerão online pela página da Secretaria de Cultura e Turismo no Facebook – Foto: Divulgação

As apresentações foram contratadas na primeira etapa do Edital de Chamamento Público para Credenciamento de Artistas e Grupos Artísticos, que tem o objetivo de fomentar os agentes culturais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), conforme explica o secretário de Cultura e Turismo Evandro Felix.

“Foi a nossa primeira ação de imediato e já resulta na habilitação de 58 proponentes, com apresentações, oficinas e exposições. Desses 58 proponentes, 21 serão contratados para comporem o Festival Multicultural chamado ‘Palco Aberto’ e 14 serão contratados para ministrarem oficinas culturais. Isso representa 60% dos contratados na primeira etapa, e provisionamos investir R$ 27 mil nesta primeira contratação”, afirmou em entrevista ao LIBERAL.

Evandro diz ainda que a intenção da secretaria é promover outras programações culturais, já que o Edital de Chamamento segue até o dia 31 de dezembro. O acesso está liberado no site da Prefeitura de Santa Bárbara para uma nova fase de habilitação até o dia 10 de agosto, o que deve se repetir mensalmente, segundo o secretário.

“Planejamos que na segunda fase novos proponentes se interessem pelo edital, se inscrevam, e a gente possa lançar outras iniciativas com apresentações online também. Será um processo de renovação de apresentações, sempre contínuo”, pontua Evandro.

Lei Aldir Blanc

O Mapa da Cultura Barbarense também continua recebendo submissões. A iniciativa tem o objetivo de quantificar e apresentar um direcionamento às políticas públicas, atendendo uma das exigências para acesso ao benefício da Lei Emergencial Aldir Blanc, do Governo Federal, que visa o repasse de recursos aos agentes culturais do Município.

“Sabemos o que é a lei, qual será o andamento, mas ainda se tem muita dificuldade em compreender como será a regulamentação, porque a lei é muito ampla. Então é necessário o Governo Federal publicar uma regulamentação, que seja um norteador para os municípios”, lembra o secretário.

“Em Santa Bárbara nos antecipamos publicando o Mapa da Cultura Barbarense, para que a gente possa pensar no desenvolvimento da política cultural, de ação imediata e a longo prazo”, complementa.

O Mapa já recebeu mais de 100 submissões, sendo que mais de 75% são trabalhadores da cultura e cuja maior representatividade é de artesãos, atores e atrizes, segundo informações divulgadas na última semana.

Confira a programação completa do ‘Palco Aberto’:

  • 7 de Agosto (sexta-feira)
    9h15 – MB Circo
    15h15 – Espetáculo “Casulo”
    19h15 – Grupo Violado
  • 8 de Agosto (sábado)
    9h15 – Espetáculo “Os Fabulantes”
    15h15 – Espetáculo “Pinóquio Olhos de Madeira”
    19h15 – Sarau Literário Versos de Resistência
  • 9 de Agosto (domingo)
    9h15 – Folia de Reis – Ouro, Incenso e Mirra
    15h15 – MB Circo
    19h15 – Sheila Canova e Banda
  • 10 de agosto (segunda-feira)
    9h15 – Espetáculo “Viajantes do Tempo”
    15h15 – Espetáculo “N”
    19h15 – Banda Sabbath Cadabra
  • 11 de agosto (terça-feira)
    9h15 – Espetáculo “Bonde das Histórias”
    15h15 – Banda GTC
    19h15 – MB Circo
  • 12 de agosto (quarta-feira)
    9h15 – “Nosso Canal de Contação”
    15h15 – Confraria do Conto
    19h15 – O signo no teatro
  • 13 de agosto (quinta-feira)
    9h15 – MB Circo
    15h15 – “Escolha a História”
    19h15 – Intervenção Cênica – Grupo Mirabolantes

Publicidade