07 de setembro de 2024 Atualizado 17:33

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Bailarina americanense é selecionada para dançar por companhia em Londres

Luz Pigatto, de 24 anos, embarca em setembro para viver um de seus sonhos

Por Stela Pires

25 de julho de 2024, às 08h18 • Última atualização em 25 de julho de 2024, às 08h22

Bailarina americanense Luz Pigatto realiza o sonho de integrar uma companhia profissional de dança – Foto: Ballet em Foco

A bailarina americanense Luz Pigatto, de 24 anos, embarca em setembro para viver um de seus grandes sonhos: dançar em uma academia de dança profissional. Ela foi selecionada para a companhia ucraniana Ballet Company, que tem sede em Londres, na Inglaterra.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Luz foi selecionada através de uma audição online e fará sua estreia na companhia com espetáculos icônicos do ballet: Lago dos Cisnes e Quebra-Nozes. A bailarina sairá em turnê pela Europa e deve visitar ao menos quatro países com a companhia. 

“Fiquei muito animada. Estou exatamente onde eu queria estar nesse momento. Vai ser um grande passo para minha carreira”, contou a bailarina ao LIBERAL.

A americanense tem contrato de cinco meses com a companhia ucraniana, mas pretende estender sua estadia em Londres. “Como recentemente estive em competições e ganhei bolsas e estágios, meu objetivo é me manter por lá”, contou.

A oportunidade “coroa” o esforço da bailarina. Luz já esteve em companhias amadoras e pré-profissionais. No currículo tem nomes como a Companhia Estável de Dança, de Piracicaba, Companhia de Dança JK e Grupo Espaço Dançar.

Mas sua trajetória começou mesmo aos 10 anos de idade com o ballet e a ginástica artística. A bailarina precisou parar com a modalidade que hoje a leva para Londres, mas aos 14 anos cruzou com a figura que a colocaria de volta no trilho de seus sonhos: a ex-bailarina e maitre de ballet clássico Eliane Constancio Kara.

Na época, a família de Luz não poderia pagar pelas aulas. “Eliane disse que enxergava talento em mim e que iria me dar aulas de graça”, contou. E assim foi.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Luz teve aulas particulares diariamente com a ex-bailarina e com o também ex-bailarino e mestre Pedro Kara. “Lá eles me ensinaram o puro ballet clássico”.

No ano seguinte, a bailarina fez audição para a Companhia de Piracicaba e, mesmo não tendo os anos de experiência necessários, passou e integrou o corpo de baile. De acordo com Luz, dali em diante foram “muitas batalhas e muita dedicação”.

Ao mesmo tempo ganhou uma bolsa de estudos na escola Twist, de Americana, cedida pela bailarina e diretora Eliana  Favarelli. Através da oportunidade, se formou em ballet clássico de metodologia russa, com os professores Fellipe Camarotto e Edgar Oliveira, vindos do Bolshoi, uma das escolas de ballet mais famosas do mundo. 

Luz realiza espetáculo em prol de sua ida para Londres no dia 7 de agosto – Foto: Gustavo Calicchio

Durante sua trajetória, fez aulas com bailarinos renomados e ganhou diversas bolsas de estudo no Exterior, como na Miami City Ballet, National Ballet of Denver e American School of Ballet NY. Luz, no entanto, não pode cursar nenhuma das oportunidades por falta de apoio financeiro, mas continuou se dedicando à dança.

“Faltei de todos os compromissos que pude faltar, perdi festas de aniversários, encontros em família, casamentos de amigos, faculdades. Abdiquei de muitas coisas para me dedicar inteiramente ao ballet”, contou. “Amo estar no palco e amo inspirar pessoas”.

Espetáculo ‘Gala Luz Pigatto & Amigos’

A bailarina realiza o espetáculo “Gala Luz Pigatto & Amigos” no dia 7 de agosto, no Teatro Municipal Lulu Benencase, às 19h. A apresentação terá uma seleção com os “melhores” bailarinos da região.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

O espetáculo será uma despedida de Luz de seus amigos e também terá a arrecadação dos ingressos revertidos em prol da sua viagem para Londres. No palco, estarão a Twist Grupo Espaço Dançar, Art American Dance, Famale Group, Instituto JRD, Associação de Ginástica Rítmica de Americana, Ballet Sandra Godoy e Studio 415.

Os ingressos são comercializados na plataforma www.entravip.com.br por R$ 20. A bailarina também busca patrocínio para o espetáculo e para a carreira.

Publicidade