26 de abril de 2024 Atualizado 21:33

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cinema

Quatro filmes para curtir o espírito natalino

Relembre as produções que abordam ou trazem o clima natalino para dentro do enredo – e que valem a pena serem revisitadas sempre

Por Danilo Reenlsober

23 de dezembro de 2019, às 10h56 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h15

O Natal é um tema bastante recorrente no cinema mundial. De comédias clássicas como “Esqueceram de Mim 2” até animações como “O Expresso Polar”, passando por filmes de ação, dramas e musicais, essa época do ano é terreno fértil e pano de fundo perfeito para as mais ecléticas e diferenciadas histórias. Por isso, assistir a essas produções em dezembro – especialmente nos dias que antecedem a celebração. Exemplos não faltam.

Foto: Divulgação
Lançado no mês passado na Netflix, essa animação reconta a história da origem do Papai Noel

A saga “Harry Potter”, por exemplo, tem uma forte ligação com a data. Harry frequentemente passava o feriado no Castelo de Hogwarts, em vez de voltar para a casa dos tios.

Já em “As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, o próprio Papai Noel entrega às crianças Pedro, Susana e Lúcia as armas com as quais eles poderiam enfrentar a personagem da Feiticeira Branca.

Mas há também os filmes que brincam com a data. Em “O Grinch”, o protagonista, vivido por Jim Carrey, é um ser rabugento e mesquinho que odeia o espírito de Natal e está disposto a acabar com as comemorações na Cidade dos Quem. Já o clássico “O Estranho Mundo de Jack”, mostra as peripécias de Jack Skellington que, cansado do Dia das Bruxas, decide sequestrar o Papai Noel e fazer seu próprio Natal. Esses são apenas alguns exemplos de abordagens da data no cinema.

1946
A Felicidade Não se Compra
Durante as festividades do Natal, George Bailey (vivido por James Stewart), pensa em se suicidar saltando de uma ponte. No entanto, um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de ideia. Concorreu a diversas estatuetas no Oscar, incluindo melhor ator, melhor diretor (Frank Capra) e melhor filme.

1996
Um Herói de Brinquedo
Arnold Schwarzenegger protagoniza esse que é o filme que melhor exemplifica a correria (e o desespero) de muitos pais em busca do presente perfeito para os filhos. Ele vive Howie Langston, um homem viciado em trabalho que promete comprar para o filho o brinquedo mais disputado do Natal: o boneco Turbo Man. No entanto, o brinquedo se esgota em minutos.

2006
Menores Desacompanhados
Tyler James Williams (de“Todo Mundo Odeia o Chris”) está no elenco da comédia onde um grupo de adolescentes fica preso em um aeroporto após uma inesperada nevasca na véspera do Natal. No melhor estilo “Sessão da Tarde”, os jovens se metem em grandes confusões quando se cansam de esperar na área reservada para menores desacompanhados.

2019
Klaus
Lançado no mês passado na Netflix, essa animação reconta a história da origem do Papai Noel. No enredo, Jesper é um carteiro que é enviado para uma ilha onde as pessoas não se importam com cartas. Lá, ele conhece Klaus, um carpinteiro que vive isolado no meio da floresta. Rodrigo Santoro, Fernanda Vasconcellos e Daniel Boaventura são os dubladores.

Publicidade