Vivência na Itália inspira espetáculo da Família Burg

Em parceria com a ONG Hospitalhaços, a trupe encena o espetáculo “Dupla sem Par” e ministra oficina em Americana


Após um intercâmbio cultural com o palhaço italiano Leris Colombaioni, mestre da arte da palhaçaria internacional e descendente de uma legítima família de saltimbancos europeus, os artistas da Família Burg, de Campinas, desembarcam em Americana para duas atividades: oficina de palhaçaria e apresentação do espetáculo “Dupla sem Par”, fruto da vivência artística de 15 dias na Itália.

Em parceria com a ONG Hospitalhaços, a montagem será encenada nesta sexta-feira, às 20h, no Fábrica das Artes. Já a oficina de palhaçaria acontecerá na mesma data e no mesmo lugar, das 14h às 17h. As duas atividades são gratuitas.

Foto: Paula Poltronix / Divulgação
Entradas, reprises e intervenções são baseadas em momentos da trupe campineira com o palhaço Leris Colombaioni, na Europa

“Baseado na dinâmica clássica da dupla de palhaços, o espetáculo se apoia nas bases da palhaçaria para trazer ao palco o calor e o ritmo do picadeiro. As entradas, reprises e intervenções musicais de ‘Dupla sem Par’ são consideradas uma coleção de bons momentos em que os palhaços Gonçalvez e Bolha reuniram lado a lado no aprendizado da arte cômica, boa parte dela transmitida pelos encontros da Família Burg com o palhaço Leris Colombaioni”, explica a atriz e palhaça Joana Piza, a intérprete de Bolha.Já Gonçalvez é interpretado por Ivens Cacilhas.

As atividades em Americana integram o projeto “Palhaço: Palco e Picadeiro”, contemplado pelo Concurso de Incentivo a Projetos de Ações de Internacionalização das Produções Artísticas, do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo). Além da encenação do espetáculo em quatro cidades do estado (Mogi Mirim, Cerquilho, Americana e Campinas), o projeto prevê a realização da Oficina de Palhaçaria com a Família Burg.

OFICINA

Ministrada pelos artistas e pesquisadores Joana Piza e Ivens Cacilhas, a Oficina de Palhaçaria é indicada ao público geral e tem a meta de compartilhar o ensinamento adquirido pela trupe durante a recém-viagem à Itália e o intercâmbio com a Família Colombaioni, além de apresentar aos participantes as bases da palhaçaria clássica e noções para a criação e o aprimoramento do repertório cômico.

Acontece: O espetáculo “Dupla sem Par” será encenado nesta sexta-feira, às 20h, e a Oficina de Palhaçaria será realizada no mesmo dia, das 14h às 17h. Ambas as atrações são gratuitas e serão realizadas no Fábrica das Artes (Rua Dr. Cícero Jones, 146, na Vila Redher, Americana). Para a oficina é preciso enviar um e-mail para familiaburg@familiaburg.com.br para garantir a inscrição.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora