26 de abril de 2024 Atualizado 09:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura

A 13ª edição da SP-Foto reúne centenas de imagens assinadas

Por Agência Estado

21 de agosto de 2019, às 07h30 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h13

Criada em 2007, a SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo chega à 13.ª edição trazendo fotógrafos internacionais como o uruguaio Yamandu Canosa, que está na Bienal de Veneza de 2019 com a instalação La Casa Empatica, que trata de temas como território, identidade e miscigenação.

Ao lado de Canosa estão outros grandes profissionais da fotografia, entre eles o alemão (naturalizado austríaco) Helmut Newton (1920-2004), nome associado à moda, e o brasileiro Sebastião Salgado, com imagens de um Brasil ameaçado de desaparecer – fotos das últimas tribos indígenas do País.

Pilotado pela empresária Fernanda Feitosa, a SP-Foto transformou-se nesses 13 anos numa plataforma de lançamento de jovens fotógrafos e atraiu um número significativo de colecionadores estrangeiros, além de curadores de museus que todo ano desembarcam em São Paulo para participar de um ciclo de palestras (chamado Talks).

Na edição deste ano estão três curadoras que vão discutir desde a fotografia na era digital até a intersecção entre a fotografia e a arte contemporânea. São elas a futura curadora da Triennale do New Museu (em 2021), Margot Norton, que assina também a curadoria da primeira retrospectiva da artista britânica Sarah Lucas nos EUA, a especialista em fotografia Barbara Tannenbaum, que fez crescer em cinco vezes o acervo do Cleveland Museum, e a venezuelana Julieta González, diretora artística do Museo Jumex, que atuou na Tate.

São 33 galerias e 43 expositores e um número recorde de curadores estrangeiros convidados desta edição, entre eles Simon Baker, novo diretor, desde maio do ano passado, da Maison Européenne de la Photographie, e ex-curador de Fotografia da Tate Modern, além de professor de história da arte. Nomes como Baker não só projetam fotógrafos brasileiros lá fora como fazem crescer o acervo de fotografia do País em museus estrangeiros.

Exemplo disso foram as recentes aquisições de fotógrafos modernos brasileiros, egressos do histórico Foto Cine Clube Bandeirante, pelo MoMA de Nova York (instituição que coleciona fotos de autores do País há 60 anos, com imagens recentes de Mauro Restiffe e Miguel Rio Branco no acervo, os dois na SP-Foto).

Fernanda Feitosa, criadora da feira, destaca a presença de jovens fotógrafos ao lado dos veteranos. É claro que um autorretrato da norte-americana Francesca Woodman (1958-1981), que se matou aos 22 anos, pode custar uma fortuna (algo entre US$ 7 mil e US$ 30 mil), mas há outros talentos à espera de serem descobertos.

Visita

Já é tradição, e este ano as visitas guiadas da SP-Foto ocorrem novamente: nesta quarta, a partir das 17h, e de quinta a domingo de 16h em diante, a cada meia hora, monitores especialistas guiam grupos de visitantes por obras da feira. São quatro roteiros, elaborados por Paola Fabres, Isabella Lenzi e Gustavo Colombini.

Breve História da Fotografia vai não apenas traçar um panorama das transformações das técnicas, mas também levantar questões sobre a presença da fotografia em museus, por exemplo. “Algumas galerias optaram por apresentações quase solo, então podemos aprofundar. As fotos de Jean Manzon, série de um registro no Alto Xingu, também contam uma história do Brasil”, explica a gestora cultural, curadora, editora e pesquisadora Isabella Lenzi, uma das monitoras das visitas.

O roteiro Fotografia e Modernidade passeia pelas primeiras décadas do século 20, relacionando a modernidade também com a construção das cidades. Corpos e Identidades apresenta fotógrafos que lidam com questões do eu e do outro, como Francesca Woodman e Ayrson Heráclito. Cidades e Natureza propõe uma percepção da quantidade de artistas que usam a fotografia como suporte do registro de paisagens, bem como o uso da “fotografia expandida”, com intervenções na apresentação das obras, como nos trabalhos de Pedro Motta.

SERVIÇO

Lista de galerias

Almeida e Dale
Andrea Rehder
Arte 57
Arte Hall
Arteedições
Bianca Boeckel
Bolsa de Arte de Porto Alegre
Carcara Photo Art
Dan Galeria
Fólio
Fortes DAloia & Gabriel
Gabriel Wickbold
Galeria da Gávea
Galeria de Babel
Galeria Leme/AD
Galeria Lume
Galeria Marcelo Guarnieri
Galeria Mario Cohen
Galería Zielinsky
Instituto Mario Cravo Neto
Janaina Torres
LAMB
Luciana Brito
Luciana Caravello
Mapa
Mendes Wood DM
OMA
Portas Vilaseca
Silvia Cintra + Box 4
SIM
Utópica
Vermelho
Zipper

Talks
22/8, 17h: Margot Norton e Guilherme Wisnik; 19h: Barbara Tennenbaum e Mario Cohen. 23/8, 19h: Julieta González e Ronaldo Entler

Meet the Artists
25/8, 16h: Mauro Restiffe; 17h30: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca

Visitação
21/8: 17h às 21h. 22 a 24/8: 14h às 21h. 25/8: 14h às 20h. Grátis. Shopping JK Iguatemi. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicidade