25 de abril de 2024 Atualizado 21:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Você consegue manter a calma?

Por Katya Forti

02 de maio de 2021, às 08h09

Desde os primórdios, as pessoas buscam uma forma de estabelecer um contato amistoso entre seus pares.

Eis que aí reside uma grande dificuldade. A humanidade aprendeu forçosamente, através de inúmeras experiências, a desconfiar da própria sombra, entendendo o outro como uma ameaça à sua condição atual. Hoje em dia vivemos com cercas elétricas e câmeras de vigilância e evitamos ao máximo atender ao pedinte que bate à porta.

Nas ruas e avenidas a desconfiança é ainda maior. Ficamos receosos ao encontrarmo-nos diante de pessoas com atitudes suspeitas, e ainda as julgamos pela aparência.

E se as coisas já se complicam em um contexto mais amplo, façamos uma ideia do que pode acontecer nos ambientes onde a nossa convivência se faz necessária por várias horas.

Diante de tantas personalidades diferentes e reações inesperadas, o mais prudente é manter a calma, buscando o silêncio interior.

Está se tornando cada vez mais difícil prever as reações humanas. Isto requer uma habilidade fora do comum. Olhar nos olhos de nosso companheiro de atividades e perceber que alguma coisa não vai bem. E obviamente, pelo bom senso que nos foi permitido ao longo do tempo, fazer o possível para não criar situações de hostilidade.

Vale lembrar que tudo acontece por um motivo muito simples: o esquecimento. Esquecemos que num mundo tão pequeno, até as pedras se encontram, e que a vida nos devolve pelas ações praticadas: quer de modo fraterno e consciente, quer de modo insano ou por leviandades.

Ao deparar-se com um companheiro de trabalho em situação adversa, ofereça ajuda. E saiba compreender que se por alguma razão ele se “fecha em copas” é para não ferir ou magoar aos demais.

Katya Forti é pedagoga de Americana

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.