Presença Digital
Uma breve história de como surgiu o Marketing
É claro que, no passado, o Marketing não era conhecido por esse nome e, também, funcionava de outras formas
Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti
11 de novembro de 2022, às 06h02
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/uma-breve-historia-de-como-surgiu-o-marketing/
Marketing é um termo muito utilizado e comum no dia a dia daqueles que trabalham com vendas e comunicação. E, apesar de não parecer, sua história é tão antiga quanto a própria história da civilização.
No entanto, é claro que, no passado, o Marketing não era conhecido por esse nome e, também, funcionava de outras formas.
Dito isso, continue a leitura do nosso artigo para conhecer um pouco mais sobre como surgiu o Marketing.
Como surgiu o Marketing?
Na escola, você deve ter aprendido que Johannes Gutenberg inventou a prensa tipográfica no ano de 1450.
Essa invenção revolucionou a comunicação humana, já que, pela primeira vez, era possível produzir textos em massa e distribuí-los a mais pessoas.
Antes da prensa de Gutenberg, poucas pessoas tinham acesso a textos, livros ou outros meios para a obtenção de conhecimento. Na realidade, a maioria das pessoas na época não tinham contato nenhum com a linguagem escrita.
Isto posto, foi justamente essa invenção que impulsionou o surgimento dos primeiros anúncios impressos que, por sua vez, foram a forma mais elaborada de Marketing nesse período.
Após a Revolução Industrial, tudo o que era produzido era vendido. Sendo assim, a demanda era maior que a oferta, e as empresas não estavam preocupadas com a qualidade ou como vendiam seus produtos.
O Marketing na guerra
Após a Segunda Guerra Mundial, a concorrência cresceu e os produtos antes vendidos em larga escala passaram a ser estocados.
Em vez de produção em massa, o foco das empresas passou, então, a se direcionar às vendas. Foi nesse processo que o Marketing entrou com maior representatividade.
A evolução do Marketing
Após a Segunda Guerra Mundial, o Marketing começou a evoluir com mais velocidade, entenda:
Década de 50: esse período marca a chegada do Marketing no Brasil, sendo totalmente focado nas vendas.
Década de 60: as marcas começaram a apresentar departamentos de Marketing mais sofisticados.
Década de 70: o Marketing passa a ser estratégia essencial não só para as empresas, como também para governos.
Década de 80: os clientes se tornaram mais exigentes, e aumentou o número de concorrentes. As organizações adotaram o sistema de metas.
Década de 90: com o boom da Internet e o começo de um mundo globalizado, o Marketing começou a mudar.
Década de 2000: surgem os blogs, e-mails, redes sociais, buscadores e, com isso, aparecem novas estratégias de Marketing.
Década de 2010: o Marketing passa ter como foco o ser humano. A preocupação do Marketing passa a priorizar toda a jornada do consumidor, criando assim o Marketing 4.0.
Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana