19 de maio de 2024 Atualizado 18:43

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Resenha: ‘Mesa para um’, de Beth O’Leary

Romance acompanha três mulheres que levaram bolo do mesmo homem

Por Marina Zanaki

08 de abril de 2023, às 10h07

“Mesa para um” é o mais novo romance de Beth O’Leary, lançado em março pela editora Intrínseca. Conhecida pelos sucessos “Teto para dois”, que virou uma série da Paramount+, e “A Troca”, que será adaptado para as telonas, a escritora propôs em seu novo livro contar uma história com mais camadas.

A obra acompanha três mulheres que levaram um bolo no Dia dos Namorados do mesmo homem. Siobhan é uma life coach de sucesso, Miranda é uma arborista que trabalha escalando árvores, e Jane atua como voluntária em um brechó beneficiente. As três estão apaixonadas por Joseph Carter, um homem que consegue ser encantador mesmo sem estar em um compromisso exclusivo com nenhuma delas.

A história vai revezando as perspectivas dessas três personagens, revelando a trajetória de cada uma delas. Em paralelo, o leitor vai descobrindo e se encantando com Joseph Carter – e em algum nível, tentando justificar a conduta questionável que ele adota em várias circunstâncias.

“Mesa para um” é um romance, mas não fica restrito a contar uma história de amor (ou três, no caso) ao adicionar elementos como saúde mental, empoderamento feminino e masculinidade tóxica. Esse é um dos maiores trunfos da escrita de Beth O’Leary.

Além disso, o livro é cheio de reviravoltas, que começam a acontecer apenas no último terço da história. A autora tenta surpreender, mas a verdade é que o leitor atento consegue antecipar as revelações e acabei adivinhando onde a história iria parar. Atingiu as minhas expectativas, mas acho que a autora perdeu a oportunidade de abordar temas como compromisso e responsabilidade afetiva de forma mais profunda.

Definido como o romance “mais ambicioso” da autora, “Mesa para um” acabou sendo para mim um livro menor de Beth O’Leary. Em “Teto para dois” e, principalmente, “A Troca”, a autora já conseguia trabalhar muito bem romances que iam além da história de amor. Por outro lado, é um livro que me divertiu e recomendo a leitura para quem está em busca de uma boa história para se emocionar.

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.