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Presença Digital

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

É preciso conhecer quem são as pessoas que serão impactadas pelas ações da sua empresa

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

30 de setembro de 2022, às 06h15 • Última atualização em 30 de setembro de 2022, às 06h16

Quem vive no universo das vendas e do Marketing já ouviu falar sobre público-alvo e persona. Esses dois termos estão presentes no dia a dia dos setores de comunicação e vendas, e possuem função chave dentro das estratégias das empresas.

Não basta possuir um produto ou serviço de qualidade, também é preciso conhecer quem são as pessoas que serão impactadas pelas ações da sua empresa, não é mesmo?

Entenda mais sobre o assunto, e qual é a diferença entre persona e público-alvo.

O que é público-alvo?

O conceito de público-alvo é muito conhecido e difundido no Marketing, podendo ser chamado também de target. O público-alvo nada mais é do que uma parcela de pessoas para qual os serviços ou produtos de uma empresa podem ser úteis.

Para construir o público-alvo, é preciso considerar as seguintes características:

Demográficas:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Etnia;
  • Poder aquisitivo;

Comportamentais:

  • Ocasião de compra;
  • Benefícios da compra;
  • Utilização;
  • Objetivo da compra;

Geográficas:

  • País;
  • Cidade;
  • Densidade;
  • Idioma;

O público-alvo é uma excelente maneira de trabalhar com a segmentação do mercado. No entanto, ainda que esses dados sejam mensurados, o conceito de público-alvo pode ser muito abrangente.

E, justamente por conta dessa abrangência, o Marketing criou o conceito de persona. Com as mudanças provocadas pela era digital, houve a necessidade de produzir estratégias menos massivas e mais segmentadas.

O que é persona?

O conceito de persona simboliza a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados  reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes ideais.

Para criar uma persona, é preciso um trabalho mais detalhado de pesquisa para entender características um pouco mais subjetivas. Veja algumas questões que podem ser abordadas:

  • Sonhos e desejos;
  • Dificuldades que enfrenta no cotidiano;
  • Desafios;
  • Frustrações;
  • Hobbies e esportes favoritos;
  • Quais mídias consomem;
  • Quem são seus ídolos;

Qual a importância de criar uma persona ou público-alvo?

Independente do seu negócio ou estratégia, você precisa criar e entender o seu público-alvo e persona.

Entender quem é o seu público-alvo é um ponto importante, e a sua persona estrategicamente dará mais confiança nas ações de comunicação e vendas que serão realizadas dentro da sua empresa.

Afinal, o cliente é quem manda no seu negócio e, por isso, contar com uma empresa qualificada que entende de Marketing é fundamental para que o público e o estudo traçados sejam eficazes e de qualidade.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana