Presença Digital
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
É preciso conhecer quem são as pessoas que serão impactadas pelas ações da sua empresa
Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti
30 de setembro de 2022, às 06h15 • Última atualização em 30 de setembro de 2022, às 06h16
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/qual-a-diferenca-entre-persona-e-publico-alvo/
Quem vive no universo das vendas e do Marketing já ouviu falar sobre público-alvo e persona. Esses dois termos estão presentes no dia a dia dos setores de comunicação e vendas, e possuem função chave dentro das estratégias das empresas.
Não basta possuir um produto ou serviço de qualidade, também é preciso conhecer quem são as pessoas que serão impactadas pelas ações da sua empresa, não é mesmo?
Entenda mais sobre o assunto, e qual é a diferença entre persona e público-alvo.
O que é público-alvo?
O conceito de público-alvo é muito conhecido e difundido no Marketing, podendo ser chamado também de target. O público-alvo nada mais é do que uma parcela de pessoas para qual os serviços ou produtos de uma empresa podem ser úteis.
Para construir o público-alvo, é preciso considerar as seguintes características:
Demográficas:
- Idade;
- Gênero;
- Profissão;
- Estado civil;
- Etnia;
- Poder aquisitivo;
Comportamentais:
- Ocasião de compra;
- Benefícios da compra;
- Utilização;
- Objetivo da compra;
Geográficas:
- País;
- Cidade;
- Densidade;
- Idioma;
O público-alvo é uma excelente maneira de trabalhar com a segmentação do mercado. No entanto, ainda que esses dados sejam mensurados, o conceito de público-alvo pode ser muito abrangente.
E, justamente por conta dessa abrangência, o Marketing criou o conceito de persona. Com as mudanças provocadas pela era digital, houve a necessidade de produzir estratégias menos massivas e mais segmentadas.
O que é persona?
O conceito de persona simboliza a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes ideais.
Para criar uma persona, é preciso um trabalho mais detalhado de pesquisa para entender características um pouco mais subjetivas. Veja algumas questões que podem ser abordadas:
- Sonhos e desejos;
- Dificuldades que enfrenta no cotidiano;
- Desafios;
- Frustrações;
- Hobbies e esportes favoritos;
- Quais mídias consomem;
- Quem são seus ídolos;
Qual a importância de criar uma persona ou público-alvo?
Independente do seu negócio ou estratégia, você precisa criar e entender o seu público-alvo e persona.
Entender quem é o seu público-alvo é um ponto importante, e a sua persona estrategicamente dará mais confiança nas ações de comunicação e vendas que serão realizadas dentro da sua empresa.
Afinal, o cliente é quem manda no seu negócio e, por isso, contar com uma empresa qualificada que entende de Marketing é fundamental para que o público e o estudo traçados sejam eficazes e de qualidade.
Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana