Editorial
Problema dos escorpiões
É fundamental que esse tipo de infestação receba o cuidado que lhe é devido
Por Redação
29 de outubro de 2023, às 09h25 • Última atualização em 29 de outubro de 2023, às 09h26
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/problema-dos-escorpioes/
O aumento no número de casos de aparecimento de escorpiões, que coincide com a alta nas temperaturas, sempre preocupa os moradores de Americana. Matéria do repórter Gabriel Pitor, na edição deste domingo, mostra que a região da Praia Azul vem sofrendo com o problema, e apenas uma moradora capturou, desde 16 de outubro, 151 escorpiões amarelos adultos.
Com medo que a filha pequena, de 1 ano e meio, seja picada, Karina de Souza Santos Marin promoveu uma força-tarefa no bairro para capturar os aracnídeos, um trabalho que deveria receber mais atenção do poder público. Paramentada, a moradora vem saindo pela região levantando entulhos, pedaços de calçada e indo a terrenos baldios e à orla. Além disso, ela confia em galinhas e gatos para ajudar no trabalho de extermínio.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Os apelos para a prefeitura, por enquanto, não surtiram efeito. Segundo Karina, a comunicação virou um “jogo de empurra”. Ao procurar a administração foi orientada a falar com o Centro de Zoonoses. O espaço, por sua vez, disse que ela buscasse a Vigilância Sanitária, que informou o número do DAE, que não a atendeu.
As capturas aconteceram nas ruas Cirilo Alves Pereira, Amazonas, Goiás, Albano Ferreira Jorge e na Avenida São Paulo (da orla).
Está claro que esse não é um problema exclusivo de Americana, mas uma realidade de áreas urbanas que se prolifera com uma série de descuidos como o acúmulo de entulhos pelos próprios cidadãos em locais impróprios e a falta de zelo com terrenos e calçadas, por exemplo. Entretanto, é fundamental que esse tipo de infestação receba o cuidado que lhe é devido. E que um cronograma claro de trabalho seja realizado no combate a adversidade.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!
Ao LIBERAL, a prefeitura esclareceu que o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) ou o acesso pelo atendimento digital em seu site são os canais principais para reclamações sobre o tema. E reforçou que o setor responsável é o PVCE (Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões).
Por fim, informou que realiza ações de desinsetização em todos os bairros, e que uma nova está programada até o fim de 2023. Ações como essa são importantes, porém, talvez seja necessário mais. Ao LIBERAL, permanece o compromisso fiscalizatório e informativo.
Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.