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Presença Digital

Não vá atrás do seu cliente, faça ele vir até você!

Conheça o que é o Inbound Marketing e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer na internet

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

22 de outubro de 2021, às 09h28

É possível ajudar seu potencial cliente a encontrar sua empresa, atraí-lo, fazendo-o ficar muito interessado na solução que sua empresa oferece e vir até você? A resposta é sim, através do Inbound Marketing.

De maneira resumida, podemos dizer que o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é o processo de ajudar clientes em potencial a encontrar sua empresa. E por mais incrível que possa parecer, isso geralmente acontece antes mesmo de o cliente estar pronto para fazer uma compra.

Ao contrário do marketing tradicional, onde o foco está na busca clientes, nessa estratégia de marketing, são utilizadas várias formas de atrair seu cliente potencial, como o marketing de conteúdoblogs, otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), ações nas redes sociais, entre outras, que tem como objetivo criar a autoridade da marca perante seu potencial cliente, facilitando o caminho e conduzindo-o pelo processo de compra.

Essa estratégia de marketing é tão poderosa que você poderá dar ao seu potencial cliente exatamente a resposta que ele está procurando, no momento exato em que ele precisar. Isso constrói confiança e aumenta a reputação e autoridade da marca, independente do mercado de atuação da sua empresa.

Uma sólida estratégia de Inbound Marketing ajudará a aumentar o conhecimento da sua marca, a preferência por ela, sua autoridade de mercado e, por fim, a sua receita. Abaixo listamos três grandes vantagens:

1. Aumenta a preferência pela marca

Nunca subestime o impacto de tornar-se um rosto familiar antes de fazer qualquer oferta ao seu potencial cliente. Ao educar, divertir, informar e interagir com clientes em potencial,  antes que eles pensem em fazer uma compra, você gera confiança e aumenta a probabilidade de eles escolherem você quando estiverem prontos para comprar.

Ao transmitir conhecimento de forma gratuita ao seu potencial cliente, você demonstra que sua empresa tem credibilidade e autoridade na Internet.

2. Gera mais negócios investindo menos

No Inbound Marketing, a área de Marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo.

O Inbound Marketing é como uma corrida de maratona que pode ser potencializada com o aumento do tráfego orgânico. Assim, trata-se de um investimento de longo prazo e que se desenvolve ao longo do tempo. Com a definição de uma boa estratégia de produção de conteúdo, seus resultados se multiplicam à medida que os investimentos diminuem.

Além disso, como o Inbound Marketing é focado na conversão de leads (clientes em potencial), todo processo pode ser mensurado com o acompanhamento dos resultados em tempo real, facilitando a otimização de campanhas.

3. Aumenta o conhecimento da marca

Atualmente, quase 100% das compras começam com uma pesquisa online. Com a produção de conteúdo e uma boa gestão de tráfego, sua empresa poderá aparecer no topo dos resultados de pesquisa ou aparecer na rede social dos seus potenciais clientes quando estes estiverem acessando suas redes.

Assim, o Inbound Marketing permite que os clientes se envolvam com sua marca a qualquer momento durante a jornada de compra, permitindo que você gere leads qualificados investindo menos que o marketing tradicional.


O Inbound Marketing vem crescendo e ficando cada vez mais popular por um motivo: é excelente para responder à psicologia dos consumidores modernos, atendendo suas necessidades de maneira mais empática e eficiente.

Para que tudo isso aconteça é importante lembrar que o seu cliente só irá vir até você quando você oferecer conteúdos interessantes e chamativos a ele, mesmo que não haja, naquele momento, a oferta do seu produto ou serviço.

Enquanto o marketing tradicional é um tanto “inconveniente” e impessoal, o Inbound Marketing torna-se indispensável pois ele atrai e conecta você ao seu potencial cliente, deixando sua empresa muito mais convidativa e eficiente.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana