19 de maio de 2024 Atualizado 18:43

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde em Pauta

Preciso tomar a vacina contra a gripe?

Veja as principais dúvidas e respostas sobre a vacina da gripe

Por Paulo Renato Monteiro da Silva

02 de abril de 2023, às 09h30 • Última atualização em 02 de abril de 2023, às 09h32

É temporada de gripe novamente, e aí surge a questão: preciso tomar essa vacina? A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza, com uma capacidade de se transmitir muito facilmente entre as pessoas, tendo ocorrido vários surtos e epidemias ao longo da história da humanidade.

Só para citar uma dessas ocorrências: a gripe espanhola, ocorrida ao final da Primeira Guerra Mundial, matou dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo. E outros surtos, mais atualmente, como a gripe asiática, gripe suína, gripe aviária etc. Sabemos que ocorrem cerca de 5 milhões de casos graves todos os anos, resultando em centenas de milhares de mortes. Em seguida, veja as principais dúvidas e respostas sobre a vacina da gripe.

VACINA CONTRA GRIPE PODE CAUSAR GRIPE?
Diferente de alguns outros tipos de vacinas que contêm formas de vírus enfraquecido, como sarampo ou varicela, a vacina contra gripe não contém vírus dentro dela, portanto não causa gripe.

COMO EXISTEM MUITOS TIPOS DE VÍRUS DA GRIPE, ADIANTA SE VACINAR?A Organização Mundial da Saúde, todos os anos, colhe informações em todos os continentes sobre quais tipos de vírus estarão mais prevalentes naquele momento. E faz uma “receita nova” todos os anos para a vacina contra a gripe.

A VACINA CONTRA A GRIPE É SÓ PARA AS CRIANÇAS, IDOSOS OU DOENTES?
Esta vacina está indicada para todas as idades para a proteção individual e também coletiva. Se você não tomar a vacina contra a gripe e estiver com boa saúde, pode ter sorte e evitá-la, porém, mesmo que você não fique doente, você ainda pode ser infectado e espalhar para outras pessoas, como para um amigo, para um recém-nascido, seus pais, avôs etc.

Note que para aquelas pessoas que, por algum motivo, não podem tomar a vacina contra a gripe, a imunidade coletiva se faz muito importante, ou seja: a sua vacinação protegerá aqueles que convivem contigo. Considere que: “não importa o quão saudável você se sinta, você ainda pode servir de transmissor do vírus da gripe, portanto, tome a vacina de gripe”.

Paulo Renato Monteiro da Silva
Médico alergologista e imunologista
alergiaseculo21@gmail.com

Paulo Renato Monteiro da Silva

O médico Paulo Renato Monteiro da Silva, especialista em alergologia e imunologia, fala sobre temas da saúde em alta e sobre como manter hábitos saudáveis