20 de setembro de 2024 Atualizado 19:55

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Naty Camoleze

O sucesso das séries médicas

Por que será que séries médicas fazem tanto sucesso? Confira sete delas para maratonar

Por Naty Camoleze

20 de setembro de 2024, às 20h00 • Última atualização em 20 de setembro de 2024, às 20h03

Por que será que as séries médicas fazem tanto sucesso? Segundo especialistas, durante a pandemia da Covid-19, “emergência médica” foi o tema buscado para entreter as horas que passamos em casa, talvez como uma forma de imaginar que tudo vai ficar bem. Quem não gostaria de ser atendido pela Meredith Grey ou pelo Derek Shepherd?

As séries médicas existem desde 1951 na televisão americana e só aumentam. “Grey’s Anatomy” é a minha favorita, sim, mas eu já falei sobre isso em alguns vídeos: sei que é polêmico, mas, na minha opinião, já deveria ter acabado. São 20 temporadas, indo para a 21ª, e os personagens já se perderam. Ninguém vai superar os primeiros anos da série, que tinha Meredith e sua turma como residentes.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O fato é que essas séries viciam porque, querendo ou não, nos envolvemos com os casos amorosos e com as curas de cada paciente. O decorrer dos episódios mostra os seus conflitos pessoais e as habilidades em fazer diagnósticos e salvar vidas. Aliás, quem não torce para que cada caso seja solucionado e todos fiquem bem e saudáveis?

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

E nas últimas semanas a Netflix trouxe a produção “Respira”, que encantou muita gente. Particularmente, gostei, mas não amei (rs). Acho que tem muita coisa ali inspirada em outras produções e alguns pontos em aberto.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

A produção espanhola, do mesmo criador de “Elite”, Carlos Montero, apresenta o hospital Joaquín Sorolla que enfrenta vários desafios: uma equipe médica à beira de um colapso, a ameaça de uma greve geral, muitos pacientes para atender e condições difíceis de encarar. Tudo isso coloca os profissionais da saúde em uma encruzilhada. Além disso, uma paciente com câncer aparece para abalar médicos e a própria greve. O elenco conta com Manu Ríos, Najwa Nimri, Blanca Suárez, Aitana Sánchez-Gijón, Alfonso Bassave e Borja Luna. No YouTube, eu conto mais sobre a série.

Abaixo, separei mais opções para você maratonar!

greys anatomy – Foto: Divulgação

Grey’s Anatomy

Atualmente com 21 temporadas, “Grey’s Anatomy” é a mais longa entre as séries médicas, desde 2005 no ar. A trama acompanha a vida da protagonista, a cirurgiã Meredith Grey (Ellen Pompeo), em seu trabalho no hospital Seattle Grace. Suas conquistas profissionais, batalhas diárias e a vida afetiva são os focos do seriado.

A personagem é filha de uma das cirurgiãs mais famosas dos Estados Unidos e luta para seguir os passos da mãe, acabando por se tornar tão boa quanto ela.

A frequência com que acontecem situações inesperadas com as personagens é uma das características principais que fazem desta série médica uma das mais famosas da área.  A série está disponível no Disney+ e é a minha favorita!

House – Foto: Divulgação

House

Centrada em um personagem mal-humorado e genial ao mesmo tempo, “House” ganhou popularidade pelos casos clínicos raros. O personagem que dá nome à série, Dr. House, com conhecimentos de infectologia e nefrologia, foi interpretado por Hugh Laurie.

A série foi ao ar entre 2004 e 2012, totalizando oito temporadas. Apesar da veracidade científica e da rotina no hospital Princeton-Plainsboro serem questionadas por profissionais da área, ela caiu no gosto do público e da crítica. Chegou a receber diversos prêmios, incluindo dois Globos de Ouro. Disponível na Netflix.

The Good Doctor – Foto: Divulgação

The Good Doctor

No ar desde 2017, “The Good Doctor” acompanha o jovem Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore), um cirurgião talentoso diagnosticado com autismo e savantismo, que luta para ser reconhecido por seus colegas de trabalho.

O personagem tem grande conhecimento, mas possui problemas de comunicação e socialização por conta da sua condição rara. A série está disponível no Globoplay. 

New Amsterdam – Foto: Divulgação

Hospital New Amsterdam

Com três temporadas e início em 2018, “Hospital New Amsterdam” é uma série médica inspirada no hospital público mais antigo dos Estados Unidos, o Bellevue. Essa história acompanha o dr. Max Goodwin (Ryan Eggold), diretor médico que tenta mudar a forma de gerenciamento da instituição.

Ele se propõe a acabar com a burocracia e oferecer cuidados excepcionais. Sua ideia é dar uma nova cara à instituição, considerada carente e com poucos recursos, e recuperar sua glória. A série está disponível no Globoplay.

Sob Pressão – Foto: Globo / Victor Pollak

Sob Pressão

Representante brasileira da lista, a série “Sob Pressão”, produzida pela Rede Globo, procura fazer um retrato fiel do exercício da medicina em um hospital público no Rio de Janeiro.

Os dramas pessoais vividos pelos protagonistas Evandro (Júlio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) são acompanhados pela dificuldade de atendimento no hospital e carência de recursos. A série está disponível no GloboPlay.

E.R. Plantão Médico – Foto: Divulgação

ER – Plantão Médico

ER é uma dentre as séries médicas mais clássicas, sendo pioneira no nicho. Durou 15 temporadas, sendo produzida de 1994 a 2009.

A marca de série mais longa só foi batida por “Grey’s Anatomy”, e fez tanto sucesso que foi indicada ao Emmy Award nada menos do que 123 vezes!

O foco dos episódios era a rotina agitada dos profissionais e a adrenalina da emergência. Além disso, os dramas vividos pelos personagens – que eram interpretados por atores de ponta, como George Clooney e Julianna Margulies – e as histórias dos pacientes também chamavam a atenção. Está disponível no Prime Vídeo.

Chicago Med – Foto: Divulgação

Chicago Med

Mostra a rotina de profissionais de saúde de um pronto-socorro em Chicago. A série médica é derivada da mesma franquia de “Chicago Fire” e Chicago “P.D”.

Os problemas dos personagens e conflitos éticos da profissão se misturam às situações de emergência. Muitos dos casos são inspirados em histórias reais e já houve até mesmo homenagens às vítimas da Covid-19. Está disponível no Globoplay e Prime Vídeo.

Naty Camoleze

Jornalista, comunicadora e apaixonada pelo universo de filmes e séries, sempre busca algo escondidinho nos streamings para indicar