Presença Digital
O que é Omnichannel?
Existe uma ampla variedade de canais disponíveis nos quais o cliente pode interagir com a marca
Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti
18 de novembro de 2022, às 05h59
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/o-que-e-omnichannel/
O Omnichannel é uma estratégia usada para integrar canais de comunicação e divulgação, oferecendo aos clientes uma experiência de marca unificada.
Atualmente, existe uma ampla variedade de canais disponíveis nos quais o cliente pode interagir com a marca. Sendo assim, é essencial que a empresa pense em como ela quer ser vista em cada um deles.
Para entender mais sobre o tema, continue a leitura.
O que é Omnichannel?
O Omnichannel é uma estratégia de vendas multicanal que busca oferecer ao consumidor uma experiência integrada.
Como já explicamos, o Omnichannel é uma estratégia que busca unificar a forma de comunicação de todos os canais de uma empresa, criando no cliente uma familiaridade com a abordagem da marca, independentemente em qual canal ele esteja.
O que é um canal?
Entendemos um canal como qualquer ponto de interação entre uma marca e o público, como por exemplo:
- Site;
- Aplicativos;
- Eventos;
- E-books;
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Atendimento on-line;
- Atendimento presencial.
Os benefícios de uma estratégia Omnichannel
A criação de uma estratégia Omnichannel precisa nascer do interesse da empresa em entregar melhores experiências aos seus clientes e não para, simplesmente, aumentar as vendas.
Ter uma estratégia Omnichannel para a sua marca é criar uma conexão com o cliente. Se você não oferecer uma experiência de qualidade, existe a chance de ele se desinteressar e, assim, você perder a conversão de compra, bem como informações e dados importantes.
Os principais benefícios de uma estratégia Omnichannel são:
- Dados e comportamento: entender detalhadamente o cliente e seu comportamento por meio da integração dos dados;
- Relacionamento: essa estratégia é capaz de manter o consumidor mais tempo envolvido com a marca, aumentando e melhorando o relacionamento de consumidor e empresa;
- Vendas: uma estratégia de Omnichannel consegue engajar mais e, consequentemente, vender mais;
- Fidelização: estar presente em diversos canais melhora a experiência do cliente com a marca, fazendo com que ele se torne fiel ao que você oferece.
Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana