25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

O meio dentro da política

Por William Tião

17 de janeiro de 2021, às 11h28 • Última atualização em 17 de janeiro de 2021, às 11h29

O significado da palavra “meio” é simplesmente metade, mas metade de que? Vamos refletir sobre o momento político e suas extremidades: direita ou esquerda? Até quando vamos ver pessoas contra uma ótima proposta educacional ou social só porque é de origem de alguém ou algo ligado à esquerda com a qual não concorda? Ou discordar de uma medida econômica a qual é preciso conter ou enxugar gastos necessários só porque é de alguém ou de algo ligado à direita?

Existe democracia quando nos dividimos simplesmente entre direita e esquerda? Acredito que não, pois a democracia preza pelo que é justo, pela diversidade e pela liberdade.

Você deve estar imaginando que o “meio” é o mesmo que “centro” e, teoricamente, sim. Os políticos do chamado centrão surgiram com a formação da Assembleia Nacional Constituinte de 1988 e se tornaram conhecidos em 2014 com a vitória de Eduardo Cunha (MDB/RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados. Eles se unem em grupos e blocos para “jogar” o jogo da política. Sendo assim, o centrão não discute os meios e sim seus próprios interesses individuais.

Temos que refletir e começar a observar que não podemos ter um Brasil com políticas extremistas! Direita ou esquerda, todos eles têm suas discussões e suas razões. O que devemos é encontrar o meio de tudo isso! Sim, o meio!

A expressão meio deverá ser a nova ideologia política, além de substituir a “esquerda” e “direita” que surgiram na Revolução Francesa, em 1789.

Com o meio passamos sim a discutir os meios de saúde pública, de educação, meios de gestão econômica, entre outros. Deixaremos de discutir o óbvio e as extremidades, que por vezes levam a conflitos, discussões ideológicas e pouco resultado prático na vida das pessoas.

William Tião
Gestor público

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.