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Novo ciclo do setor ferroviário

Por Dirceu Dalben

12 de março de 2021, às 07h58

Várias regiões do interior de São Paulo terão nos próximos meses um novo ciclo de crescimento, em função de conjunto de obras associadas ao setor ferroviário. Diversas intervenções urbanísticas começam a sair do papel em razão da renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista para a Rumo Logística.

Com a renovação antecipada, a empresa se comprometeu com a execução de um pacote de investimentos da ordem de R$ 6 bilhões, beneficiando 40 municípios paulistas. Além de melhorias na própria malha ferroviária, serão construídos viadutos, pontes, trevos e outras obras.

O nosso mandato na Assembleia Legislativa sempre defendeu a renovação antecipada da outorga, justamente pelo enorme impacto positivo para o povo de São Paulo.

Estivemos em Brasília defendendo nossa posição, por ocasião da audiência pública promovida pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em setembro de 2019. Naquela oportunidade, pude reiterar aos ministros Augusto Nardes (TCU) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) a relevância que a outorga antecipada teria para dezenas de municípios, incluindo Sumaré e outros integrantes da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Da mesma forma, nosso mandato está empenhado na concretização do projeto do Trem Intercidades, ligando inicialmente Campinas a São Paulo. O projeto prevê a retomada dos trens de passageiros entre as duas metrópoles, com velocidade de até 120 km por hora.

As ferrovias foram o primeiro pilar do importante polo de logística instalado nessa região, depois consolidado com grandes rodovias e o Aeroporto Internacional de Viracopos. Agora, um novo horizonte de oportunidades será aberto para a RMC e outras regiões de São Paulo, a locomotiva do Brasil.

Dirceu Dalben é deputado estadual pelo PL

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