Editorial
Missão compartilhada
Por Redação
16 de agosto de 2020, às 09h03
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/missao-compartilhada/
Amaneira como a cidade de Americana lida com a água foi, é e tende a continuar sendo uma pauta de primeira ordem quando se trata da gestão pública municipal. O modelo de captação – agora sob a projeção de aperfeiçoamento com o novo barramento no Rio Piracicaba – e a estrutura física defasada para atravessar o caminho entre o tratamento e a torneira das casas de cerca de 240 mil pessoas estiveram constantemente no repertório da gestão do prefeito Omar Najar (MDB), que entregará a outro mandatário, a partir de janeiro de 2021, o desafio de continuar gerindo um dos calcanhares de Aquiles do município.
Lembrada a responsabilidade permanente que o poder público municipal tem diante do tema, é igualmente importante estar atento a investimentos que vêm de outras esferas e têm a capacidade de auxiliar a cidade frente a tal missão. Não só para Americana, como neste caso também para Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, além de outros 19 municípios, representam decisivo incremento no acesso à água duas obras com a assinatura do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), braço do Governo do Estado.
A construção das barragens de Duas Pontes (em Amparo) e Pedreira viabilizará o armazenamento de até 53,4 milhões de m³ de água. Juntas, poderão representar vazões de 17 m³/s para cidades que estão nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, conforme explicado pelo LIBERAL neste domingo. Essas barragens possibilitam falar em segurança hídrica regional possivelmente até 2035.
Complexo, custoso e essencial, o setor hídrico demanda iniciativas de natureza semelhante a essa para que os municípios não assinem sozinhos um cheque em branco diante de um futuro cheio de interrogações em relação à maneira como lidamos com a água, especialmente em um território sujeito a intempéries e sem um reservatório próprio de grande capacidade, como ocorre em Americana.
Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.