24 de junho de 2024 Atualizado 14:12

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Ação em educação e na cidadania

Por Antoninho Caron

27 de abril de 2024, às 11h28

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável. Cuidar, renovar, conservar a natureza é crucial. Igualmente essencial é promover, valorizar, estimular e educar, garantindo o presente e construindo um futuro melhor para a juventude atual e os adultos de amanhã.

Em uma sociedade em constante transformação, fica cada vez mais evidente a necessidade de olhar para o ser humano com a premissa da promoção da educação de qualidade. Não à toa, o tema figura como o quarto ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), um apelo global norteado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

No Paraná, diversas empresas, instituições e entidades têm aplicado a expertise em suas áreas de atuação na promoção dos objetivos propostos pela ONU por meio de boas práticas de conservação ambiental e desenvolvimento econômico e social. No último quesito, o CIEE-PR (Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná) tem realizado inúmeras ações com enorme sucesso.

A entidade, reconhecida por contribuir na capacitação e integração de talentos às empresas, desenvolve outros programas. O “Família em Ação” envolve pais e responsáveis dos estudantes, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. Essa iniciativa é oferecida gratuitamente à comunidade.

O mérito do programa foi reconhecido com o Selo Sesi ODS por conectar-se a três objetivos da ONU: erradicação da pobreza, educação de qualidade e trabalho decente e crescimento econômico. Segundo o professor e filósofo americano John Dewey, “A educação não é preparação para a vida. A educação é a própria vida”. O futuro mais próspero e sustentável torna-se possível, mas é preciso investir em pessoas e transformar vidas por meio da educação. 

Antoninho Caron
presidente do CIEE-PR (Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná)

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.