26 de abril de 2024 Atualizado 10:29

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Leitura de férias: Uma Casa no Fundo de um Lago

Livro de Josh Malerman, autor do best-seller Caixa de Pássaros, é uma metáfora sobre o primeiro amor

Por Marina Zanaki

25 de dezembro de 2020, às 10h14 • Última atualização em 28 de dezembro de 2020, às 10h34

As duas últimas semanas do ano são sinônimo de férias para muita gente. Esse momento pede uma leitura leve para descontrair. Minha sugestão é o livro “Uma Casa no Fundo de um Lago”, de Josh Malerman (autor do best-seller Caixa de Pássaros).

O livro é um romance que trata sobre o primeiro amor. Os personagens principais são dois adolescentes cujo primeiro encontro será em um passeio de barco. É nesse contexto que eles descobrem a casa no fundo de um lago, que dá nome ao livro, e passam a explorá-la.

Além do absurdo de uma construção intacta submersa na água, a casa tem ainda outras peculiaridades que vão sendo reveladas aos poucos.

A história é cercada de mistérios, e os capítulos curtos se encadeiam muito bem, dando ritmo à leitura. Apesar dessa pegada de suspense que flerta com o sobrenatural, não se engane: o livro é uma história de amor.

Vi muitas resenhas de pessoas decepcionadas com o final pois esperavam uma resposta clara sobre a casa, o que o autor não entrega. Defendo que o verdadeiro mistério desse livro é tentar desvendar as metáforas da história, e não o suspense que aparece na superfície.

Ao final da leitura, fiquei tocada e pensativa. O livro é leve e garante momentos de entretenimento, mas como toda boa literatura provoca reflexões.

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.