25 de janeiro de 2021 Atualizado 20:40

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Leitura de férias: Uma Casa no Fundo de um Lago

Livro de Josh Malerman, autor do best-seller Caixa de Pássaros, é uma metáfora sobre o primeiro amor

Por Marina Zanaki

25 dez 2020 às 10:14 • Última atualização 28 dez 2020 às 10:34

As duas últimas semanas do ano são sinônimo de férias para muita gente. Esse momento pede uma leitura leve para descontrair. Minha sugestão é o livro “Uma Casa no Fundo de um Lago”, de Josh Malerman (autor do best-seller Caixa de Pássaros).

O livro é um romance que trata sobre o primeiro amor. Os personagens principais são dois adolescentes cujo primeiro encontro será em um passeio de barco. É nesse contexto que eles descobrem a casa no fundo de um lago, que dá nome ao livro, e passam a explorá-la.

Além do absurdo de uma construção intacta submersa na água, a casa tem ainda outras peculiaridades que vão sendo reveladas aos poucos.

A história é cercada de mistérios, e os capítulos curtos se encadeiam muito bem, dando ritmo à leitura. Apesar dessa pegada de suspense que flerta com o sobrenatural, não se engane: o livro é uma história de amor.

Vi muitas resenhas de pessoas decepcionadas com o final pois esperavam uma resposta clara sobre a casa, o que o autor não entrega. Defendo que o verdadeiro mistério desse livro é tentar desvendar as metáforas da história, e não o suspense que aparece na superfície.

Ao final da leitura, fiquei tocada e pensativa. O livro é leve e garante momentos de entretenimento, mas como toda boa literatura provoca reflexões.

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.