16 de abril de 2021 Atualizado 20:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estúdio 52

Oscar japonês escolhe melhor animação de 2020

Confira abaixo o ganhador da estatueta, os indicados e ainda dicas de vencedores passados que estão na Netflix

Por Maíra Torres

21 mar 2021 às 08:30 • Última atualização 22 mar 2021 às 07:28

Para a curadoria de críticos do Japão que escolhe, anualmente, desde 1978, a melhor animação do ano anterior, o longa que mereceu a estatueta de 2021 e foi premiado na última sexta-feira (19) foi “Demon Slayer: Mugen Train”. Mais um pra conta.

Demon Slayer: Mugen Train foi o grande vencedor de 2021 – Foto: Divulgação

O filme que continua a história da busca de Tanjiro Kamado em transformar sua irmã-demônio de volta em humana, venceu os concorrentes “Poupelle of Chimney Town”, “Josee, theTiger and the Fish”, “Stand by me Doraemon 2” e “Violet Evergarden: The Movie”.

Talvez o concorrente mais forte da disputa fosse “Violet Evergarden: The Movie”, que continua a história da “arma de guerra” Violet Evergarden, enquanto a jovem tenta se adaptar ao novo universo pós-guerra e, também, a seu novo trabalho: converter os pensamentos e sentimentos das pessoas em palavras. Um filme poderosamente emocionante, tal qual o anime de mesmo nome.

Carinhosamente abreviado aqui no Estúdio 52 de “JAFPATY”, O “Japan Academy Film Prize for Animation of The Year”,  é considerado o Oscar da animação japonesa e tem um grande peso no país. A premiação acontece todos os anos desde 1978 e já contemplou diversos sucessos do Studio Ghibli, por exemplo. O vencedor do ano passado foi o aclamado “Weathering with you”.

A estatueta, no entanto, não lembra em nada a do Oscar – Foto: Wikimedia Commons

Vários dos vencedores das edições passadas do JAFPATY estão disponíveis na Netflix e valem muito a pena serem vistos. São eles: “A Garota que Roubou o Tempo”, “Ponyo”, “O Mundo dos Pequeninos”,  “Na Colina Kokuriko”, “Crianças-Lobo” e “Vidas ao Vento”.

Saiba mais sobre os concorrentes à estatueta do JAFPATY deste ano abaixo:

Demon Slayer: Mugen Train – vencedor

Sinopse: O filme é a continuação direta do anime “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba” (2019). No longa, Tanjiro, Zenitsu e Inosuke embarcam em um trem para encontrar Hashira Rengoku e ajudá-lo a caçar um demônio que matou mais de 40 exterminadores. O que eles não sabem é que, no trem, está um dos doze Kizuki (demônios mais poderosos). Adormecidos por um feitiço do oni, eles precisam encontrar uma maneira de acordar e encerrar esse pesadelo.

 Duração: 1h59

Estúdio: Ufotable

Disponível em: chega aos cinemas brasileiros em 22 de abril. O anime chega a Netflix em 1º de abril e está disponível no Crunchyroll.

Violet Evergarden: The Movie

Sinopse:  Em certo ponto no tempo, no continente de Telesis. A grande guerra que dividiu o continente em norte e sul terminou após quatro anos e as pessoas estão entrando em uma nova era. Violet Evergarden, uma jovem conhecida anteriormente como “a arma”, deixou o campo de batalha para começar uma nova vida no serviço postal. Lá, ela fica profundamente comovida com o trabalho de “Auto Memories Dolls”, que carregam os pensamentos das pessoas e as convertem em palavras. Violet começa sua jornada como uma Auto Memories Doll, e se depara com as emoções de várias pessoas e diferentes formas de amor. Há palavras que Violet ouviu no campo de batalha, que ela não pode esquecer. Estas palavras foram dadas a ela por alguém muito querido por ela, mais do que qualquer outra pessoa. Ela ainda não sabe o seu significado, mas ela procura encontrá-lo.

Duração: 2h20

Estúdio: Ufotable

Disponível em: Indisponível nos streamings. O anime está disponível na Netflix, assim como o primeiro filme, Violet Evergarden: Eternity and the Auto Memory Doll.

Stand by me Doraemon 2

Sinopse: Stand by Me Doraemon 2 é um filme japonês de comédia de ficção científica 3D animado por computador baseado na série mangá Doraemon e uma sequência do filme Stand by Me Doraemon de 2014. No longa, Nobita encontra um urso de pelúcia consertado por sua avó, que morreu quando ela ainda era pequena. Ela pede então, a Doraemon, um gato do século 22, para voltar ao passado e ver sua avó novamente, com a condição de que elas não poderiam se encontrar.

Duração: 1h36

Estúdio: Shin-Ei Animation, Robot Communications, Shirogumi

Disponível em: Lançamento do DVD/Blu-Ray em 7 de abril de 2021.

Poupelle of Chimney Town

Sinopse: Poupelle, um garoto que nasceu do lixo e Lubicchi, um jovem que acredita em estrelas, estão em uma cidade cercada por um muro com 4.000 metros de altura. Como a cidade está cheia de chaminés, o ar está sempre cheio de fumaça. Ninguém na cidade sabe como é o céu. Na noite do festival de Halloween da cidade, um entregador acidentalmente derruba o coração que deveria entregar. Ele não consegue encontrar o coração na fumaça e desiste. O coração continua a bater onde caiu na cidade das chaminés. Baseado no livro “Poupelle”.

Duração: 1h41

Estúdio: Aeon Entertainment

Disponível em: indisponível em streamings.

Josee, the Tiger and the Fish

Sinopse: Josee, uma deficiente física que usa uma cadeira de rodas para se locomover e por isso ela passa sua vida vivendo no seu próprio mundo imaginário, e Tsuneo, um estudante universitário em busca de seu sonho. Eles se encontram por acaso e começam a criar laços. A partir disso, Josee decide sair com ele para conhecer o mundo.

Duração: 1h51

Estúdio: Bones

Disponível em: indisponível em streaming, com exceção da Netflix com acesso pelo Reino Unido.

Maíra Torres

Repórter do Liberal, produtora do Gold Morning e apresentadora do Resumo Gold na FM Gold. Entusiasta de animações desde que aprendeu a abrir os olhos e otaku recém-nascida. A doida que assiste três filmes seguidos no cinema.

Estúdio 52

Quer saber sobre aquela série que está bombando na internet? Sim, temos. Ou aquele jogo que a loja do seu console vai disponibilizar de graça? Ok. Curte o trivial e precisa dos lançamentos do cinema? Sem problema, é só chegar.