Editorial
Estágio mantido
Por Da Redação
11 de junho de 2020, às 11h38
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/estagio-mantido/
Era pouco esperado que a região de Campinas avançasse para uma nova fase diante do aumento de casos nos principais municípios que a compõem. Conforme anúncio do governador João Doria nesta quarta-feira, as cidades continuam na chamada fase laranja, que permite a reabertura restrita de comércios e escritórios, mas impede que bares, restaurantes e academia voltem a funcionar.
Esta etapa do chamado Plano São Paulo é considerada de controle e antecede outras duas, mais flexíveis. Por enquanto, atividades não essenciais, por exemplo, podem trabalhar em esquema reduzido de atendimento de clientes e com medidas sanitárias que evitem a contaminação pelo vírus.
No Estado, a maioria dos municípios permaneceu na fase em que está, mas regiões como as de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente regrediram na flexibilização e voltaram para a fase um, de alerta máximo, em que apenas atividades consideradas essenciais estão autorizadas a funcionar.
A medida mostra a disposição do governo estadual em frear a retomada em cidades que não atendem aos critérios que as coloquem como mais seguras em relação à proliferação do novo coronavírus.
Em Americana e região, a evolução na quantidade de mortes e casos confirmados ainda não deu sinais de arrefecimento. Nesta quarta-feira, por exemplo, a cidade confirmou mais três mortes pelo novo coronavírus e agora soma 12.
Na RPT, Sumaré e Hortolândia lideram o número de óbitos, com confirmações quase diárias de vítimas. Em Santa Bárbara, o principal hospital da cidade está cheio.
O avanço para novas fases menos restritivas, portanto, continua a depender do comportamento da população e também do trabalho do poder público em orientar e fiscalizar o que decretos e planos preveem, além da transparência quanto à situação do município. O isolamento social, esquecido por grande parte dos cidadãos, permanece fundamental para conter o vírus.
Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.