19 de maio de 2024 Atualizado 18:43

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Descubra a biblioteca digital BibliON

Plataforma foi lançada no ano passado e já conta com mais de 17 mil livros no acervo

Por Marina Zanaki

25 de março de 2023, às 09h50

A BibliON, biblioteca digital gratuita do Governo de São Paulo, foi indicada ao Prêmio PublishNews 2023 na categoria Inovação do Ano, que busca reconhecer iniciativas inovadoras no mercado editorial brasileiro.

A plataforma foi lançada no ano passado e já conta com mais de 17 mil livros no acervo. Naveguei pelo BibliON e trago aqui na coluna minhas impressões.

ACERVO. A diversidade de obras disponíveis é ampla, com clássicos mundiais e nacionais, contemporâneos e lançamentos dos últimos anos. O acervo passa por livros super conhecidos e outros mais alternativos. Encontrei obras de autores como Anne Brontë, Stephen King, Patrick Modiano, Bell Hooks, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Fredrik Backman, Raphael Montes e Aline Bei. Dá para ser bem feliz com esse acervo e ter uma variação interessante nas leituras.

DISPONIBILIDADE. Minha ideia com esse texto era indicar alguns livros que estão disponíveis na BibliON, mas acabei desistindo quando descobri que quase todas as obras que eu tinha separado não estavam disponíveis! Cada livro tem um número limitado de cópias, e se todas estiverem emprestadas, é preciso entrar numa lista de espera. A BibliON mostra o tempo estimado para ter acesso ao livro. Essa limitação é um desafio para o nosso imediatismo, mas é coerente com o próprio funcionamento das bibliotecas físicas, que também trabalham com reservas.

NAVEGABILIDADE. Na primeira vez que acessei a BibliON, tive dificuldade de encontrar as obras disponíveis digitando o título ou o autor na lupa.

Em uma nova tentativa, usei os filtros já programados no lado direito, como nome das editoras, autores e categorias. Funcionou bem melhor – digitando Stephen King diretamente na lupa, por exemplo, não há nenhum resultado, mas usando o filtro “autor” encontrei 53 livros relacionados a ele.

Mesmo com alguns pontos que poderiam ser melhorados, o saldo geral que faço da plataforma é extremamente positivo. A partir de um cadastro rápido, a biblioteca oferece de forma gratuita e legal milhares de livros, democratizando o acesso à literatura. 

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.