08 de março de 2021 Atualizado 20:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

Cervejas Especiais: que Papo é esse?

Confira o texto de estreia do blog que visa compartilhar conhecimento e cultura cervejeira!

Por Papo Fermentado

21 jan 2021 às 07:58 • Última atualização 25 jan 2021 às 17:17

Olá, prazer! Seja bem-vindo ao Papo Fermentado! Na fila do pão nós somos a Fernanda e o Bruno, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Um casal apaixonado por cervejas especiais e que ama contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Para nós, é um prazer compartilhar essas linhas com você.

Mergulhamos nesse mundo quando começamos a nos fazer as seguintes perguntas: “Por que temos preferência por um sabor e por outros não?”, “Por que nossas escolhas alimentares são essas?, “Quais prazeres a bebida pode nos trazer?”, “Por que alguns aromas nos remetem a nossa infância e nos fazem viajar sem sair do lugar?”.

Os sommeliers Fernanda Brito e Bruno Martinelli – Foto: Divulgação

Não tivemos formação gastronômica, mas nossa biblioteca sensorial foi se construindo aos poucos: de restaurante em restaurante, de viagem em viagem, de bar em bar. Hoje, uma sendo administradora de empresas e o outro agile master, unimos nossas experiências e habilidades profissionais e vamos por aí disseminando conhecimento e cultura cervejeira. Ah! Se você acha que cerveja é só sentar e beber, nós vamos levar sua experiência para outro nível!

Vai ser impressionante descobrir que existe cerveja além da Pilsen (que na verdade é uma American Lager), vai ser encantador testar as harmonizações que vamos sugerir, vai ser de anotar no papel as dicas e sugestões de rótulos. Temos certeza de que, com o passar do tempo, você também terá curiosidade em responder as perguntas que nos fizemos no início da nossa jornada. Vamos começar com um exercício para aquecer os motores?

Vamos lá: pense nos sabores que você mais gosta, quais alimentos te abraçam o paladar. Pensou? Agora, tente buscar na memória o porquê disso. É algo que come desde pequeno? Te traz a lembrança de um dia bom? De uma viagem especial? De pessoas especiais? Agora pense nos aromas que você mais gosta. É cheirinho de bolo saindo do forno? É de ervas? É de brigadeiro na panela? É de pão quentinho?

Construir biblioteca sensorial é isso. É resgatar e fixar na memória suas preferências e expor-se ao novo, às novas experiências, novos sabores e por que não, novas cervejas?

Vamos conosco! Entra, fica à vontade! A gente estava te esperando! Vamos conversando entre um gole e outro, entre uma porção e outra e vamos desvendando esse universo líquido cheio de histórias.

Pode sentar, este lugar está reservado para você.

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.