15 de abril de 2024 Atualizado 23:49

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

As iguarias até com um chuchu

Por Gilberto Hackmann

19 de maio de 2023, às 08h34 • Última atualização em 19 de maio de 2023, às 08h35

A senhora sempre dizia que não gostava de cozinhar. Mas todos apreciavam a sua comida. Quando os irmãos e cunhados se reuniam aos domingos, por mais que alguém trouxesse o frango assado ou, muito de vez em nunca, uma carne assada ou uma maionese, eram o seu macarrão e o molho de tomate as grandes estrelas do dia.

Talvez não se fabriquem mais aquele macarrão ou não se vendam mais aqueles tomates. Não fossem as lembranças e as memórias, o sabor teria se perdido. Eu me lembro tão bem de, quando criança, esperar o molho ficar pronto e ser despejado na travessa do macarrão. Daí a senhora me passava a panela e eu a limpava com os miolos de pão.

Tínhamos inventado um antepasto sem saber. No Natal, era sua farofa o presente da festa. Nas datas especiais, as homenagens eram para o seu charlote, com bolacha champanhe. No dia-a-dia era o ovo com gema mole e os bifes fritos com óleo espirrando pela cozinha.

No meu último ano de solteiro, ainda morando juntos, os dias especiais eram aquelas terças-feiras em que eu dava aulas até depois do meio-dia e vinha depressa para o almoço antes de ir ao trabalho. Mal me sentava à mesa, naquela copa impregnada de lembranças e histórias, e era servido como um rei.

A senhora trazia o arroz, o feijão, o bife e a salada. E, por último, só para me agradar, vinha com aquela travessa de chuchu. Uma semana era a salada, fria no ponto, com muito sabor e gosto. Outra semana era o virado. Misturado na medida certa com a farinha, descendo com gosto para o estômago.

Hoje, estranho quando alguém reclama de chuchu. Pior: não sabem fazer pratos com chuchu. Estranho porque quando vejo um chuchu eu só penso em como era tão simples e fácil para a senhora nos agradar e nos fazermos reis. Simplesmente saboreando iguarias como um virado de chuchu.

Gilberto Hackmann
Servidor da Câmara de Americana
www.blogdohackmann.com

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.