09 de maio de 2024 Atualizado 14:33

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Histórias de Americana

Americana: entre a história e a memória da cidade

Por Jefferson Luis Rodrigues Bocardi

12 de fevereiro de 2023, às 17h20 • Última atualização em 12 de fevereiro de 2023, às 17h21

Qual a relação entre história e memória? No senso comum da sociedade contemporânea essas duas palavras são sinônimas, porém para a escrita da história há uma distinção importante entre esses conceitos: a memória é formada por experiências vividas pelos sujeitos, pela experiência do outro que produz lugares e monumentos que expressam essa projeção, coletiva ou individual. Já a história é o processo de construção de narrativas de acordo com um método pautado pela investigação de vestígios e evidências do passado. Portanto, a memória é uma das formas de constituir uma narrativa do passado, assim como outros documentos e vestígios.

A narrativa histórica sobre Americana foi constituída em grande parte apenas por depoimentos de moradores que viveram em momentos importantes da constituição política, social e cultural da cidade. Assim, a narrativa não foi capaz de abranger períodos mais longínquos da formação territorial da cidade e, também, alguns fatos históricos ganharam mais notoriedades que outros. Dessa forma, algumas perspectivas do passado americanense se sobressaíram, tornando-se quase que unânimes e perpétuas.

Recentemente, novas informações sobre fatos históricos amplamente conhecidos foram trazidos à tona por pesquisadores. Essas novas informações estão para além da constituição da memória e do relato oral americanense, que foram exaustivamente replicados. Para isso, foi necessário se debruçar sobre diferentes documentos, como os jornais, com o intuito de que novas narrativas sobre a história do município pudessem ser debatidas.

A iniciativa de revisitar o passado é de extrema importância para construção de uma narrativa histórica que traz luz a personagens e fatos que foram esquecidos pela memória. Por esse motivo, a aplicação de métodos de pesquisa histórica se faz necessária para a construção de um passado muito mais verossímil e dedicada à pluralidade da formação social e cultural de nossa cidade. 

Jefferson Luis Rodrigues Bocardi
Membro do grupo Historiadores Independentes de Carioba, dedicado à pesquisa histórica sobre Americana

Historiadores de Carioba

Blog abastecido pelo grupo Historiadores Independentes de Carioba, que se dedica à pesquisa histórica sobre Americana.