19 de maio de 2024 Atualizado 18:43

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde em Pauta

Adenoide: sintomas, tratamento e complicações

Quando elas aumentam muito de volume, passam a dificultar a respiração correta pelo nariz

Por Paulo Renato Monteiro da Silva

19 de março de 2023, às 17h11

Adenoide (mais apropriadamente adenoides – com “s”) é o nome que se dá para dois grupos de células do tipo linfoide (que produzem anticorpo), localizadas na parte de trás do nariz, logo acima do palato mole (céu da boca). Assim como as amídalas, elas são órgãos que fazem parte do sistema imunológico e produzem anticorpos. Conhecidas popularmente como carne esponjosa, constituem um mecanismo de defesa contra micróbios que tentem invadir o organismo. “Ter adenoide” é normal, todos nós temos ou tivemos. O problema é: quando elas se tornam muito aumentadas de volume, passam a dificultar a respiração correta pelo nariz, o que pode acabar causando complicações.

As adenoides não são visíveis quando se olha o nariz de frente e nem quando a pessoa abre a boca. Elas aumentam de volume nos primeiros anos de vida e habitualmente começam a diminuir por volta dos seis, sete anos de idade.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Como o nariz, a garganta, o ouvido e também os olhos se comunicam internamente, quando as adenoides se inflamam ou aumentam muito de volume podemos ter complicações, como: adenoidite, aumento de catarro nos ouvidos dificultando a audição e até gerando otites, secreção nos olhos, sinusites, respiração bucal etc.

Sintomas
Algumas das complicações das adenoidites de repetição ou da hipertrofia (aumento) das adenoides é a obstrução nasal que obriga a criança a respirar o tempo todo pela boca, podendo provocar alterações no desenvolvimento da arcada dentária e da musculatura da face, roncos noturnos, voz anasalada, acúmulo da secreção no interior do nariz e nos ouvidos e até mesmo apneia do sono.

Diagnóstico
O diagnóstico da hipertrofia (aumento) das adenoides e/ou a adenoidite se baseia nos sintomas acima citados e alguns exames como: endoscopia nasal e radiografia da face (cavum), podendo ajudar a esclarecer o diagnóstico e determinar o grau de obstrução que elas estão causando ao nariz.

Tratamento
Os medicamentos podem apresentar bons resultados, contribuindo para a redução do volume das adenoides, porém, quando não existe melhora, a cirurgia está indicada, principalmente naqueles casos de otites de repetição, perda auditiva, apneia do sono e quando a obstrução nasal é tão grave que a criança só consegue respirar se permanecer de boca aberta o tempo todo.

Quando a cirurgia é realizada no momento adequado, os benefícios observados serão muito grandes, traduzindo-se por uma melhora imediata na qualidade de vida da criança, fazendo com que sua respiração volte ao normal quase que de imediato.

Observação: a remoção das adenoides, quando bem indicada, não irá trazer nenhum prejuízo ao sistema imunológico da criança, visto que a situação que levou à cirurgia já era problemática, o que fazia com que essa proteção imunológica já nem atuasse de maneira adequada. Na verdade, ocorre até o oposto, o estado geral da criança melhora muito, porque o foco infeccioso e a obstrução respiratória desaparecem.

Paulo Renato Monteiro da Silva

O médico Paulo Renato Monteiro da Silva, especialista em alergologia e imunologia, fala sobre temas da saúde em alta e sobre como manter hábitos saudáveis