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Presença Digital

A arma secreta para destacar o seu negócio nas redes sociais

As redes sociais são amplamente utilizadas na divulgação de produtos e serviços, por isso, saber se destacar é um diferencial decisivo para o sucesso do seu negócio

Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti

07 de julho de 2022, às 19h31

As redes sociais são amplamente utilizadas na divulgação de produtos e serviços, por isso, saber se destacar é um diferencial decisivo para o sucesso do seu negócio.

As redes sociais estão cada vez mais inseridas na vida das pessoas e isto é um fato inegável. Atualmente, podemos afirmar que é muito raro – basicamente impossível – encontrar alguém que não tenha, por opção própria, pelo menos uma rede social ativa.

As redes sociais possibilitam que pessoas, independentemente da sua localização, se conectem em questão de segundos, com apenas alguns cliques e sem lidar com burocracias. Além disso, têm se tornado um canal de entretenimento imponente, ultrapassando até mesmo o entretenimento televisivo.

Dito isso, não é de se admirar que, com a migração em massa de pessoas para as redes sociais, as empresas também tenham aderido esse meio para divulgar seus produtos e serviços, afinal, é onde os seus clientes estão.

Empresas x redes sociais

A popularidade das redes sociais entre as pessoas e, consequentemente, clientes e/ou futuros clientes foi um fator importante, mas não o único que fez as empresas dominarem esse canal de comunicação.

A facilidade e o acesso rápido ao seu público-alvo também foram fatores decisivos e pontos positivos que levaram as empresas a utilizar as redes sociais para divulgar seus serviços e produtos.

No entanto, vale ressaltar que nem tudo são flores e esses benefícios também são acompanhados de desvantagens para as empresas, sendo a maior delas: o aumento absurdo de concorrentes.

Atualmente, as redes sociais estão inundadas de anúncios de todos os tipos e formatos, por isso conseguir destacar-se da concorrência tem se tornado um desafio difícil para a maioria das empresas.

Para piorar, além da concorrência, você também tem que disputar a atenção do seu público-alvo com usuários comuns que ocupam a timeline do seu prospect.

Por fim, como a “cereja do bolo”, algumas redes sociais estão tendo mudanças constantes nos algoritmos, que mudam a forma de entregar e diminuem o alcance do conteúdo/anúncio produzido, afetando diretamente as ações estratégicas das empresas.

Então, isso significa que agora é simplesmente impossível chamar a atenção do seu público-alvo nas redes sociais? NÃO!

A arma secreta para destacar o seu negócio nas redes sociais

Muitas empresas ainda não descobriram isso, mas, é possível sim se destacar nas redes sociais ao simplesmente adotar uma nova marca de comunicação.

A realidade é que, apesar de ser um ótimo meio para isso, as redes sociais não foram “criadas” apenas para divulgar um produto ou serviço. As pessoas buscam e utilizam esse canal justamente para se comunicarem com outras pessoas e, também, para se entreterem com diversos tipos de conteúdo.

Elas querem acompanhar conteúdos postados por pessoas reais, desde fotos em família, vídeos de viagens até memes com cachorrinhos. Elas gostam de sentir uma ligação com quem cria o conteúdo e não estão, na maioria das vezes, em busca de anúncios, o que dificulta para as empresas.

Por isso, uma dica que pode fazer toda a diferença para o seu negócio se destacar nas redes sociais é justamente utilizar também a realidade do cotidiano como linguagem. Crie conteúdos realísticos que exprimem o cotidiano e que o seu público-alvo consiga se identificar.

A grande sacada dessa estratégia é ir na direção contrária do que normalmente as empresas entendem por linguagem de comunicação tradicional. A intenção é disfarçar o anúncio de conteúdo de pessoas comuns, e com isso atrair maior atenção e aumento do engajamento através da realidade.

Comunicação tradicional ou realidade do cotidiano?

Apesar da utilização da realidade do cotidiano como linguagem gerar resultados bastante positivos no mundo das redes sociais, não significa que a sua empresa deve abandonar a comunicação mais tradicional, cuja aparência é mais profissional e trabalhada.

Saber mesclar os dois tipos, almejando o equilíbrio, é o caminho para engajar mais com o seu público sem perder a credibilidade que o seu negócio tem como uma empresa.

Então, aposte em conteúdos que explorem a realidade e o cotidiano que o seu público-alvo possa se identificar, mas sem excluir as produções mais bem elaboradas que passam profissionalismo e credibilidade, pois esta combinação bem gerenciada ajudará o seu negócio a se destacar nas redes sociais.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana