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Presença Digital

5 passos para uma Live de sucesso

As transmissões ao vivo estão cada vez mais em alta e têm se mostrado uma excelente forma de gerar engajamento com a audiência

Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti

22 de julho de 2022, às 07h15

Graças à evolução constante das funcionalidades presentes nas redes sociais, surgiu uma nova maneira de atrair a atenção do seu público-alvo: a Live. Resumidamente, trata-se de uma transmissão ao vivo que, diferentemente de fotos e vídeos, permite uma interação em tempo real e um maior engajamento com a sua audiência.

Esse dinamismo proporcionado pelas Lives – ou transmissões ao vivo, como preferir – tem se mostrado benéfico não apenas para famosos e influencers, mas também para empresas que utilizam esta nova modalidade como uma estratégia de marketing.

Contudo, não pense que para ter sucesso e usufruir dessas vantagens basta apenas “fazer” uma Live. Na realidade, existem inúmeros erros aparentemente inofensivos que podem transformar a sua Live em um fracasso total.

Dito isso, conheça agora 5 passos simples e práticos para ter uma Live de sucesso:

  1. Defina um tema relevante ao seu público-alvo

Este passo pode até parecer bobo, no entanto é um divisor de águas entre ter uma transmissão ao vivo de sucesso ou não. Isso porque ninguém vai parar para assistir algo que não vai agregar em nada na sua vida e, muito menos, algo sem sentido que não está nem perto de suprir as suas vontades e/ou necessidades.

Dito isso, o primeiro passo para uma Live de sucesso é definir – de modo assertivo – um tema que seja relevante para o seu público-alvo e que a sua empresa tenha autoridade sobre.

A principal maneira de descobrir a relevância de um tema é através de uma pesquisa precisa – sem “achismos” – de quais assuntos a sua audiência gostaria de saber mais. Essa pesquisa pode ser feita através do levantamento das principais dúvidas referentes ao seu negócio, obtidas por e-mails, comentários nas redes sociais, mensagens instantâneas, entre outras vias.

  • Apresente o tema em tópicos

Apresentar o tema da Live em tópicos é uma excelente maneira de não somente chamar, mas também prender a atenção da sua audiência, mantendo o engajamento até o seu fim. Isso ocorre por causa de 3 motivos principais:

  • Curiosidade: as pessoas tendem a adorar listas e, quando você divide pequenas doses de conteúdos em forma de tópicos, elas costumam esperar pelo próximo e o próximo – chegando até o final da Live.
  • Facilidade: além da curiosidade, os tópicos são mais visuais e acabam facilitando a absorção do conteúdo, fazendo com que a sua audiência compreenda melhor o que foi falado.
  • Identificação ágil: Geralmente, muitas pessoas começam a assistir uma Live após um tempo de seu início, isto é, chegam atrasadas.

Os tópicos, neste quesito, ajudam essas pessoas a se situar sobre o assunto mais rapidamente e, assim, não se sentirem perdidas a ponto de simplesmente abandonar a Live.

  • Divulgue a data da Live com antecedência

Apesar da simplicidade e facilidade em criar uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, você não deve tratá-la como algo simplório. Torne a sua Live em um evento, escolhendo a melhor data e horário para assim poder convidar a sua audiência com certa antecedência.

Esta ação, além de ajudar diretamente na divulgação, possibilitará que os interessados consigam se programar para assistir e, assim, não perder a Live.

O resultado disso é uma maior e mais preparada audiência.

  • Prepare tudo com antecedência

Como mencionamos no terceiro passo deste artigo, a sua Live é um evento importante e, por isso, você precisa tratá-la como tal.

Durante a organização de um evento é necessário atentar-se a certos detalhes para que nada dê errado na hora, e isso também vale para a sua transmissão ao vivo:

Primeiramente, a escolha do local para realizar a sua Live precisa incluir dois requisitos cruciais: boa iluminação e sem barulho. Essa combinação irá proporcionar uma Live com mais qualidade que, com certeza, vai agradar o seu público-alvo.

Outro ponto crucial é verificar e testar se a Internet está funcionando bem antes da Live, pois problemas com oscilações na rede podem fazer com que Lives bem engajadas sejam interrompidas abruptamente, dispersando a audiência e, consequentemente, perdendo engajamento.

Além disso, sempre verifique com antecedência se está tudo certo com os equipamentos que serão utilizados durante a Live, pois os erros técnicos costumam ser um dos principais vilões e, muitas das vezes, podem ser evitados através de uma checagem simples.

  • Interaja e responda a sua audiência

O último passo para ter uma Live de sucesso nada mais é do que interagir e conversar com a sua audiência durante este evento, afinal, as transmissões ao vivo estão cada vez mais em alta justamente por proporcionar essa interação em tempo real.

Leia os comentários, fale o nome das pessoas que estão participando, agradeça pessoalmente quem está comentando e interagindo, peça também para que curtam e compartilhem a Live. De modo simplificado, utilize esta modalidade para aumentar o seu engajamento e trazer o seu público-alvo mais perto do seu negócio.

Não se esqueça de anotar estes 5 passos simples e práticos, pois com eles a sua próxima Live pode ser um enorme sucesso!

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana