08 de agosto de 2020 Atualizado 15:57

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Santa Bárbara amplia testagem para o novo coronavírus

Prefeitura diz que todos os pacientes com sintomas de síndromes gripais estão sendo testados

Por Leonardo Oliveira

11 jul 2020 às 08:51 • Última atualização 11 jul 2020 às 09:05

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste anunciou a ampliação dos testes para detecção do novo coronavírus (Covid-19) na rede pública de saúde. Todos os pacientes com sintomas de síndromes gripais estão sendo testados, afirma a administração.

Estão sendo aplicados tanto os testes rápidos (para reconhecer a presença de anticorpos) quanto os do tipo RT-PCR, que é considerado o mais eficaz, pois identifica o material genético do vírus no organismo. Ele é feito pela coleta de material da garganta e do nariz do paciente.

Segundo a prefeitura, mais de dois mil testes foram realizados – não foi informado a quantidade para cada tipo de procedimento.

“Ambos utilizados, sendo teste rápido a partir do oitavo dia de sinais e sintomas e PCR entre o segundo e sétimo dia de sinais e sintomas. A ampliação atende recomendação do Ministério da Saúde e é realizada tanto com os testes adquiridos pelo Município como com os recebidos do órgão federal”, informou a prefeitura.

Podcast Além da Capa
Por quais razões a recomendação de manter o isolamento social permanece como a maneira mais difundida no combate ao novo coronavírus, mesmo com mais de 100 dias de quarentena e com a retomada da produção econômica em curso?