18 de outubro de 2024 Atualizado 17:17

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Notícias que inspiram

Em busca de sorrisos, ex-cabeleireiro encabeça campanha de Natal

Campanha visa arrecadar brinquedos e balas para crianças carentes da cidade com um único objetivo: fazer o Natal delas um pouco mais feliz

Por Jucimara Lima

14 de novembro de 2021, às 08h09 • Última atualização em 14 de novembro de 2021, às 08h10

Durante muitos anos, Reinaldo França foi um cabeleireiro super conhecido de Santa Bárbara d’Oeste. Barbarense de nascimento, ele também trabalhou na prefeitura e atuou como artista plástico desenvolvendo bolos fakes e outros trabalhos manuais.

Ainda assim, já faz algum tempo que ele dedica parte de seu tempo e muito amor para seu projeto de Natal, algo que ele acabou transformando em uma espécie de missão de vida, inclusive contagiando outras pessoas.

Ex-cabeleireiro barbarense encabeça campanha de arrecadação de brinquedos e balas – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

Simpático, Reinaldo conta que, apesar de nunca ter passado fome na infância, veio de uma família simples, composta por 12 irmãos, filhos de uma costureira que também trabalhava na roça, com um trabalhador de usina.

Por essa razão, mesmo celebrando o Natal, demorou muito para ter a oportunidade de ter um brinquedo. “Eu sempre quis, mas as condições não permitiam. Meu primeiro brinquedo foi uma lata de sardinha em formato de carro, que nem tinha rodinha. Fazia o maior barulhão, e eu saia arrastando. Eu já era grande, tinhas uns 12 ou 13 anos”, emociona-se.

Dessa época, ele se recorda que o Natal era uma data aguardada o ano todo. “Minha mãe fazia um frango assado, preparava pão e bolo, era um dia diferente. O guaraná era o do Parazzi, mas era só um copinho, cada um, porque se comprava três ou quatro garrafas no máximo. Não foi fácil”, pontua.

Por essas lembranças, ele conta que sempre teve no coração a vontade de fazer algo para tornar o Natal das pessoas mais feliz. Assim sendo, em 2009 passou a ficar sentado na porta da casa onde vive há mais de 30 anos. Ali ele distribuía doces para as crianças que passavam.

“Eu cheguei a receber 300 cartinhas que elas deixavam aqui na minha caixa de correio. Como eu brincava de ser ajudante do Papai Noel, elas achavam que eu podia entregar os pedidos para ele”, se diverte.

Depois dessa primeira experiência, Reinaldo comprou a roupa de Papai Noel e passou a expandir a proposta para outras regiões da cidade. No início pegava um carrinho de feira que tinha, forrava com plástico e era ali que colocava os saquinhos de balas. Dedicado e na maior animação, Reinaldo ia de ônibus aos bairros.

Com o tempo, ele foi conseguindo ajuda e doações. “Minha irmã Regina sempre contribuiu muito, aí o pessoal foi trazendo brinquedos, nós mesmos confeccionávamos bonecas de pano e assim o projeto foi conseguindo beneficiar mais crianças”.

Expectativa x Realidade

Em 2020, mesmo com a pandemia, Reinaldo e alguns apoiadores conseguiram promover a ação, com destaque para a união de alguns grupos de motociclistas e triciclistas da cidade, da região e de São Paulo, que fortaleceram ainda mais a iniciativa. Além deles, o pessoal do Natal Solidário, outro movimento de Santa Bárbara também engrossou o grupo.

A alegria do Papai Noel em 2020 foi distribuir 10 mil brinquedos – Foto: Divulgação

Para 2021, a expectativa dele é manter o mesmo sucesso do ano passado, quando a ação distribuiu 10 mil brinquedos entre as crianças do Conjunto Habitacional Roberto Romano, Jardim São Fernando, Residencial São Joaquim e Cruzeiro do Sul.

Em sua casa, onde gentilmente recebeu a equipe do LIBERAL, ele mostra com alegria alguns brinquedos e balas já arrecadados. “Devagarzinho o pessoal vai trazendo”, comenta.

Quem quiser colaborar, as doações podem ser deixadas na própria residência dele, cujo endereço o próprio faz questão de divulgar: Rua Carlos Steagal, 269, Vila Mac Knight. Mais informações também podem ser obtidas através do WhatsApp (19) 99488-1429.

Sobre sua experiência com a ação, Reinaldo relata que apesar da dificuldade de atender todo mundo, afinal, são muitas crianças carentes, e ver a alegria no rosto delas vale qualquer sacrifício. “Pode até ser que alguns não saiam com brinquedos, mas pelo menos uma balinha todos ganham, então, sempre sobram sorrisos”.

A distribuição das balas e brinquedos está prevista para acontecer no dia 12 de dezembro. “Minha roupa de Papai Noel já está arrumadinha”, finaliza Reinaldo sobre a boa ação.

Publicidade